Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Gabriel Francisco Cavalli será ordenado em Rondinha

15/01/2016 - 09h07
Lema escolhido: “Reconheceram-no ao partir o pão” (Lc 24,35)

Frei Gabriel Francisco Cavalli, da Província Sagrado Coração de Jesus – Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul, marca a primeira Ordenação Presbiteral deste ano em que os Capuchinhos comemoram os 120 anos de presença no Rio Grande do Sul. A celebração presidida pelo bispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, será no dia 30 de janeiro, às 18 horas, na igreja matriz Nossa Senhora do Rosário de Rondinha (RS). No dia seguinte (31), às 10 horas, celebrará sua primeira missa no mesmo local.

Cavalli que havia sido ordenado diácono em Garibaldi (RS), no ano passado, pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, disse ter escolhido esta paróquia para a ordenação presbiteral e primeira missa, por ter sido onde começou a participar da comunidade eclesial “local do meu batismo e onde aprendi a vivenciar a fé”. O religioso nasceu em Rondinha, no dia 26 de maio de 1985, sendo o quinto de seis filhos de Jeronimo Cavalli e Lourdes Maria Cavalli. Sua família compreende os irmãos Evandro Antônio Cavalli (padre carlista), Maciel, Fabrício, Cristina, Viviane, e o sobrinho, Luis Gustavo.

Ingressou em 2003 na Iniciação em Ipê; em 2005 fez o postulado em Caxias do Sul, exercendo atividades na Associação Centro de Promoção do Menor (ACPMen) quando ingressou no noviciado; em 2006 professou os primeiros votos e no ano seguinte foi residir na fraternidade São José, em Pelotas, onde realizou os estudos de bacharel e licenciatura em Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Em 2010, residiu na Fraternidade Nossa Senhora da Conceição em Bagé, onde realizou um estágio Fraterno-Pastoral, atuando pastoralmente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e no Instituto de Crianças e Adolescentes São Francisco de Assis (INCASFRA). De 2011 a 2013, residiu na Fraternidade Santo Operário em Canoas e atuou nas pastorais da Paróquia São Pio X.

 

No período de 2011 a 2014 realizou os estudos de bacharel em Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF). Em 2013, professou solenemente os votos perpétuos na Paróquia Santo Antônio de Vila Flores e, em 2014, passou a residir no Convento São Lourenço de Brindisi, em Porto Alegre, desempenhando funções na Casa de Eventos dos Capuchinhos. Em 2015, mudou-se para a Fraternidade São Francisco de Assis de Garibaldi, desempenhando a função de auxiliar de Pastoral na Paróquia São Pedro. Realizou o retiro 184 do Movimento de Emaús da Diocese de Caxias do Sul e foi ordenado Diácono. Após a ordenação presbiteral, frei Gabriel irá trabalhar como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Soledade, no minicípio de Soledade (RS).

Lema e vocação:

Segundo o novo presbítero, “O lema escolhido: ‘Reconheceram-no ao partir o pão’ (Lc 24,35), foi retirado do Evangelho de Lucas onde ele descreve a passagem dos discípulos de Emaús. Que os discípulos vão reconhecer o Cristo Ressuscitado ao partir o pão. Este evangelho é muito rico, pois os discípulos caminhavam com Cristo, mas não o reconhecem, mas os discípulos pedem: ‘Fica conosco, Senhor’, e quando reconhecem o Cristo clamam: ‘ardia o nosso coração enquanto ele nos falava’. O centro do evangelho é a fração do pão, a eucaristia que nos faz reconhecer o Cristo Ressuscitado. Este lema é especial para mim, pois assim como os discípulos de Emaús, também me coloquei a caminhar com o Cristo. Quando escuto a sua palavra também arde meu coração e posso reconhecer as palavras do Cristo Ressuscitado. O Cristo eucarístico é o centro da Igreja, ele é o nosso alimento, perante a eucarística possamos clamar ‘Fica conosco, Senhor’”. E conclui: “O ministério ordenado presbiteral é para mim esse caminhar, é colocar-se a caminho com Jesus Cristo. A partir da ordenação poderei exercer o ministério presbiteral com todo ardor no coração. A escolha desta vocação vem do processo de discipulado de Emaús, percorrer o caminho, reconhecer o Cristo, arder o coração e aclamar: fica comigo, Senhor”.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Laércio Duminelli da Luz (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário