Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Adani Carlos Guerra será ordenado diácono

18/08/2015 - 14h32
A celebração será em 23 de agosto, às 10 horas, na Igreja São Pio X, em Canoas (RS)

A Província Sagrado Coração de Jesus – Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul, celebra a quarta ordenação diaconal deste ano. Frei Adani Carlos Guerra, será ordenado diácono, no dia 23 de agosto, às 10 horas, na Igreja São Pio X, Bairro Mathias Velho em Canoas (RS). Nascido em 27 de outubro de 1988, em Nova Alvorada (RS), é filho de José Carlos Guerra e Anita Maria Darriff Guerra, irmão gêmeo de Breno Antônio Guerra. Desde criança compartilhou com a família, extremamente católica, exemplos de amor a Deus, à Igreja e à comunidade.

 

Sentimento de gratidão - Prestes a completar 10 anos do processo formativo junto aos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, o novo diácono diz estar vivendo um momento abençoado por Deus, de muita graça. “Como o Papa Francisco nos diz, um bonito momento em que olho o passado com gratidão, vivo o presente com paixão e sonho, aspiro o futuro com muita esperança.

Estou muito feliz. Vejo se realizado um sonho que alimento desde menino. Meu coração transborda de alegria e minha alma se eleva expressando a grandeza deste momento. A alegria vai também de encontro a meus familiares, a minha Fraternidade de Canoas, aos Freis de nossa Província e a todos aqueles que deram um pouco de si nesta minha caminhada vocacional. Os quais sou eternamente grato”, declara o frei Adani.

 

Lema - Frei Adani escolheu como lema a passagem da Carta de São Paulo aos Filipenses que diz: “Para mim o viver é Cristo” (1,21). “Ela me diz muito, traduz a busca que venho fazendo dia a dia, de assemelhar-me ao jeito de São Francisco de Assis no seguimento de Jesus Cristo.

E a rezo desde os primeiros dias que iniciei a caminhada vocacional junto aos freis. Acredito que assumindo o Ministério Diaconal estou me comprometendo em servir e anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, me colocando a disposição da Igreja e da sociedade como alguém que faz da sua vida uma oração, e, procurando testemunhar no serviço aos pobres, com palavras e ações, o amor que liberta de toda a miséria. E isso é viver Cristo.

É uma doação, um serviço. Lembro com muito carinho mais uma vez do Papa Francisco, e minha oração é que possamos sempre através do nosso ser e fazer anunciar e indicar Deus, testemunhar o seu Reino, seguindo Jesus Cristo, ‘com palavras se necessário for’. Porém, principalmente com o nosso testemunho”, destaca.

Trajetória - Em 2006 ingressou no Convento Sagrado Coração de Jesus em Flores da Cunha, para realizar o ano de Iniciação. Em 2007, aprendendo a convivência fraterna descobriu o gosto pela vida apostólica, em Caxias do Sul, durante a etapa do Postulado.

Desenvolveu, neste tempo, o gosto pela missão junto ao povo, a co-responsabilidade fraterna, trabalho social e estudo. Na etapa do Noviciado, 2007 e 2008, em Marau, Frei Adani fez uma experiência profunda, concreta e verdadeira dos desafios e renúncias, que o mundo nos oferece. Em meio a tudo isso uma grande alegria o envolve a de ir, sem vacilar, ao encontro Daquele que o aguardava.

E, neste aguardo, o imensurável valor da convivência entre irmãos e da grandeza de ver concretizar-se o sonho, o ideal de uma Missão que o leva a ser e a viver como Frade Menor Capuchinho. Realizou a Primeira Profissão Religiosa em 04 de outubro de 2008. Nos anos de 2009 e 2010 cursou Filosofia em Santa Maria, na UNIFRA – Centro Universitário Franciscano. Em 2011 vivenciou uma profunda experiência de missão, consolidando a opção religiosa, quando realizou o Estágio Pastoral no Haiti. Em 2012 iniciou o curso de Teologia na ESTEF – Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – em Porto Alegre, residindo na Fraternidade Santo Operário em Canoas.

No mesmo ano, Frei Adani deu continuidade aos estudos filosóficos na UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – em São Leopoldo. Em 2013 residiu na Fraternidade São Francisco de Assis em Porto Alegre, porém, nestes últimos dois anos retornou para Canoas, onde realiza uma profunda experiência de fé, fraternidade e trabalho pastoral. Neste ano Frei Adani continua estudando Filosofia e está concluindo Teologia.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Santo Operário)

Deixar um comentário