Tamanho do Texto:
A+
A-

Vestição e Primeira Profissão Religiosa em Joinville-SC

07/01/2019 - 12h07

NOVICIADO

1. Vestição 2019 – Na Solenidade da Epifania, domingo, dia 06.01.2019 iniciaram o Ano da Provação, vestindo o hábito capuchinho em nosso noviciado São Francisco de Assis, em Joinville-SC os noviços das seguintes circunscrições:

 

Noviços-2019

1. Da Província do PR e SC: Daniel Laurindo dos Santos, João Elias Nascimento de Oliveira, Marcelo Ferreira da Silva, Bruno Fabinao Lira ; André Luís da Silva, do ano anterior, continuará no noviciado mais seis meses;

2. Da Custódia do Paraguai: Nery Santiago Ortiz Gonzáles e Hermínio Fabian Ortiz Acosta;

3. Da Província do Brasil Central: Kelvin Camilo Roborton, Marlon Santos Amâncio, Francisco Meneses dos Santos, Francisco Lima de Albuquerque;

4. Província Rio de la Plata: Eduardo Daniel Riquelme.

 

A cerimônia da Vestição iniciou às 7h30, na capela do noviciado, com a presença dos ministros provinciais fr. Pedro Cesário Palma, da nossa Província do Paraná e Santa Catarina, fr. José Luís Cereijo, de Rio de la Plata (Argentina e Uruguais), fr. Clezio Menezes dos Santos, do Brasil Central, fr. Laércio Francisco Ferreira, custódio do Paraguai, fr. Alessandro Mário Farinasso, conselheiro e secretário da Formação Inicial, fr. Marco Antonio Avelar, mestre dos Aspirantes, fr. Mariosvaldo Florentino, mestre dos Postulantes, fr. Benedito Félix da Rocha, mestre dos noviços, fr. Juarez De Bona, secretário provincial, freis das fraternidades do convento Bom Jesus, de Butiatuba, de Capitão Leônidas Marques, da Vila N. Sra. da Luz, da cúria provincial. Estavam presentes também familiares e amigos.

Para esta cerimônia foi preparado um fascículo contendo os cantos, os nomes dos postulantes a serem vestidos, as Laudes (própria da Epifania) e  o ritual de Iniciação na Vida Religiosa.

As Laudes da Solenidade da Epifania foram cantadas, com vibração e devoção contagiantes. Logo em seguida houve a cerimônia da Vestição. Fr. Benedito Félix chamou cada um dos que iriam vestir o hábito. explicou a importância desta veste de penitência (não para privilégios) e que de agora em diante será acrescentado "Frei" antes do próprio nome e a importância deste significado: Irmão. Somos irmãos numa grande Ordem Franciscana. A seguir fr. Pedro Cesário fez as orações próprias,  abençoou os hábitos e logo procedeu-se a Vestição.

A cerimônia se concluiu com a bênção de São Francisco, presidida por fr. Pedro Cesário Palma, ministro provincial.

 

2. Primeira Profissão Religiosa – Após a vestição houve o café da manhã e foram chegando mais pessoas. Às 10h iniciou-se a celebração eucarística presidida pelo nosso Provincial fr. Pedro Cesário Palma, com a presença dos freis e demais pessoas que estiveram na Vestição (ver acima), acrescentando fr. Rivaldo Vieira, vigário provincial, os freis do conselho e outros da Custódia do Paraguai, do convento das Mercês, do Santuário São Leopoldo, da equipe missionária, da paróquia Bom Jesus, Pe. Lindolfo Nunes Braga, comboniano e seus noviços de Jaraguá do Sul, membros da OFS de Joinville.

Fr. Benedito conduziu a apresentação dos presentes por grupos: noviços das diversas circunscrições, os 14 pós-noviços que estão fazendo o segundo noviciado em Butiatuba (das seis circunscrições da CCB), freis da Argentina, Paraguai, comunidades locais ...

Na homilia fr. Pedro iniciou saudando os provinciais e custódio e aos demais presentes. Ressaltou que o noviciado é um tempo de experiência mais profunda de fé, de oração e contemplação, de vida fraterna. É uma oportunidade para crescer na maturidade afetiva e espiritual, nos estudos da teologia espiritual, nas nossas Constituições e conhecimento de nossa Ordem Capuchinha. Falando da Epifania lembrou-nos que o Senhor se manifestou não somente a um grupo, mas a todos os povos representados nos Reis Magos. A Salvação é oferecida a todos, inclusive aos pagãos. O  Senhor é a Luz de todos os povos, é a luz de nossas vidas e continua se manifestando hoje através das diversas situações. E esta festa também tem a ver com nossa Vestição e Primeira Profissão que estamos celebrando hoje.

Após a homilia iniciou-se o rito da Profissão Religiosa. Professaram os freis noviços de nossa Província Daniel Laurindo dos Santos e Leonardo Straube Zawadzki, nas mãos do provincial fr. Pedro Cesário Palma e os da nossa Custódia do Paraguai, Fabian Augusto Aquino Valenzuela e Francisco Mártir Britos Riveros, nas mãos do Custódio, fr. Laércio Francisco Ferreira. O noviço da Província do Brasil Central e os três da Argentina irão professar em suas respectivas circunscrições.

No final da celebração nosso provincial passou a palavra aos freis José Luiz (da Argentina), Clézio (do Brasil Central) e Laércio (dda Custódia), que fizeram breve pronunciamento agradecendo a abertura de nossa Província em acolher seus noviços.

A seguir, Frei Pedro e Frei Laércio anunciaram as obediências aos respectivos neo-professos.

Após a celebração eucarística houve e almoço festivo muito bem preparado pela fraternidade local.

 

Fr. Juarez De Bona, OFMCap

Secretário Provincial

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por João Paulo Topan Junqueira (Fraternidade São Francisco de Assis)

Deixar um comentário