Franciscanismo

A ovelha desgarrada

O frei Amigo desta vez foi pregar missão, sozinho. Levou a Imagem de nossa Senhora de Fátima e o Crucifixo.  Naquela comunidade encontrou muita intriga, onde o pessoal escutava o missionário, mas não reagia, estava como que parado. A missão parou. Nem confissões, nem comunhões,…
Franciscanismo

A vaquinha

A vaquinha é animal de muitas utilidades. Seu alimento é capim, milho, palha, ração. Cada ano ela cria e aumenta o rebanho, fornece leite e com ele também se faz queijo de montão. Existe vaquinha que serve o dono até o fim da vida. Além do leite, crias, queijo, puxa…
Franciscanismo

Santa Clara: A Grande Construtora do Lado Feminino da Espiritualidade Franciscana

               Costumamos falar frequentemente  de Francisco e raramente de Clara, a alma gêmea do santo. Clara nasceu em 1194 em uma família nobre e rica. Era de uma grande inteligência e de uma atraente beleza. Poderia ter chegado…
Franciscanismo

São Francisco de Assis e seu amor pelo Natal

São Francisco preparava-se com retiros, penitências, reflexões, meditações e orações durante o Tempo do Advento para celebrar o Santo Natal. Tinha um amor e uma fé muito grandes em relação ao Natal e no mesmo, soltava suas emoções, sobretudo…
Franciscanismo

Primeira Admoestação - a) O Texto

Ad 1 - O CORPO DO SENHOR a) O texto Estamos diante de uma Admoestação significativa para todos os franciscanos e admiradores de São Francisco de Assis. Aqui se encontra o modo ‘católico’ dos primeiros frades. Por que dizer ‘Católico’? Pois precisamos entender que naquele período em que nasceu o movimento…