Tamanho do Texto:
A+
A-

Segundo Encontro com Frei Sérgio Dall Moro

21/07/2018 - 17h26
Todos os frades, como membros de uma mesma família,dediquem tempo aos irmãos. (Cf. Const. 94,3)

Nos dias 16 a 18 de julho de 2018, em Butiatuba, houve o 2º Encontro com nosso Conselheiro Geral fr. Sérgio M. Dal Moro, em Visita Pastoral à nossa Província, participando os freis das fraternidades de Capinzal, Laurentino, Joinville, Florianópolis, Itapoá, Curitiba (Cúria Provincial, Mercês, Santuário São Leopoldo, Vila N. Sra. da Luz e Butiatuba), Ponta Grossa (Imaculada, Missionários, Paróquia e Convento Bom Jesus) e Siqueira Campos. Este Encontro foi programado para os dias 28 a 30 de maio passado, mas devido à greve nacional dos caminhoneiros foi transferido para a data acima mencionada.

Dia 17, com início às 8h30, na sala de palestras estavam presentes 42 freis. Frei João José, Secretário da Formação Permanente fez a abertura, acolhida e oração inicial, assim como uma proposta de horário.

Depois passou a liderança a Frei Sérgio, que iniciou dizendo sentir-se muito bem em nossa Província e com um bom número de freis presentes a esse Encontro. Fez uma síntese de conjunto na primeira parte e, na segunda, trabalhou sobre o desafio da Animação Vocacional. Apresentou aspectos teóricos: vivemos época forte de mudanças de paradigmas. (Paradigma é um conjunto de ideais, valores, partilhados por uma comunidade). Se acreditamos nestes valores faremos o melhor para que aconteçam. Deu vários exemplos: houve uma época que o Ministro Geral disse: “cada Província, uma Missão”. A chegada dos freis ao Paraná foi nessa época. Os relógios feitos na Suíça e depois a descoberta dos relógios automáticos vendida a patente ao Japão que acreditou. O paradigma da Igreja antes do Vaticano II foi a Disciplina; o fenômeno das Novas Comunidades aqui no Brasil; a fundação das Congregações Religiosas entre os anos 1800-1900 com o surgimento da industrialização da Europa; na época pós-conciliar, abandono de paradigmas e agora o longo processo de voltas às fontes; a questão do frade que tinha sua segurança na disciplina, batina, convento...e com a mudança, desiste. O paradigma da Missão, ir aos pobres, aos mais necessitados. O “secularismo” citado na exortação “Gaudete et Exsultate”. O documento Perfectae Caritatis, 2 diz que os valores da nossa identidade são o “seguimento de Cristo e a união com Deus”; “Projeto Europa = novas comunidades de freis com forte espiritualidade, fraternidade e missão; O Ministro Geral Frei John Corriveau que colocou na ordem a profecia: FRATERNIDADE: se eu vivo, você vive e nós vivermos Jesus Cristo, aí seremos irmãos. Acreditar nestes valores. Em que consiste viver a fraternidade na missão?  Trabalho em equipe.

Frei Sérgio apresentou ainda na parte da manhã “como eu vejo a Província”. Diversos detalhes positivos e também algumas sugestões para melhorar que deixou por escrito em seu relatório.

Na parte da tarde deste primeiro dia, Frei Sérgio continuou colocando e comentando: necessidade de contemplação, sobre economia, obediência, formação, formação permanente, o valor da psicologia na formação, formação de administradores...

Após o intervalo deu início à sua explicitação sobre o Serviço de Animação Vocacional. Nenhuma paróquia pode prescindir da Animação Vocacional e do dever de organizar o SAV. Lembrou-nos da Resolução Capitular de 2017... falou-nos da cultura vocacional, teologia vocacional.

No dia seguinte continuou sobre o tema da Animação Vocacional até às 11h05, concluindo com: “NENHUMA FRATERNIDADE sem a ESCOLINHA VOCACIONAL”.

Por fim, Frei João José agradeceu Frei Sérgio e a todos, passando a palavra ao Ministro Provincial que também fez seu agradecimento e falou, aproveitando a oportunidade, sobre o Ano Jubilar, a celebração de São Lourenço de Brindes no dia 21 de julho, o Encontrão Jubilar dos freis nos dias 7 a 9 de novembro próximo; sobre a casa de Itapoá, Convento Bom Jesus, Butiatuba, Casa de Porto Figueira e Convento Santa Clara de Londrina.

O Encontro foi muito agradável, leve e ajudou a todos os freis que estiveram presentes. Fez uma ótima animação de apoio na caminhada da Província, assim como também fazendo as orientações devidas. Frei Sérgio sempre deu oportunidade para o diálogo e colocações que alguém quisesse apresentar. Esteve sempre alegre, de bem com a vida, tanto na sala do Encontro como na convivência dos outros momentos. Era um dos nossos, com certeza!

Nota: O 1º Encontro com Frei Sérgio, em Visita Pastoral à nossa Província, realizou-se em Umuarama, nos dias 23 e 24 de maio passado, com os freis das fraternidades de São Lourenço do Oeste, Capitão Leônidas Marques, Foz do Iguaçu, Céu Azul, Londrina, Cruzeiro do Oeste, Umuarama e dois da Cúria Provincial.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Kleber Moresco (Fraternidade Nossa Senhora das Mercês)

Deixar um comentário