Tamanho do Texto:
A+
A-

Escola Vocacional de Céu Azul e Aspirantado em Butiatuba: conclusão desta etapa formativa

15/12/2018 - 11h56

FORMAÇÃO INICIAL

1. Conclusão na Escola Vocacional -  na manhã do dia 14 de dezembro de 2018, com início às 7h30, houve a missa de encerramento do ano Formativo e Letivo na Escola Vocacional Frei Ricardo de Vescovana, em Céu Azul-PR. Frei Antônio Pereira dos Santos presidiu a Santa Missa, tendo como concelebrante Almir Carlos Spielmann. Participaram da celebração fr. Renan Moretti, Diretor da Escola Vocacional, os vocacionados Vitor Douglas Cidral dos Santos, Jean Paulo da Silva, David Luiz Antunes de Paulo, João Vítor de Freitas e Leonardo do nascimento. As festividades prosseguiram com o almoço em fraternidade. Os vocacionados permanecerão em Céu Azul até o dia 16 de dezembro próximo. Nesta data eles participarão da Santa Missa de Reinauguração da Igreja Matriz de Céu Azul e, em seguida, do almoço festivo com a comunidade local. Após o almoço eles irão para casa dos familiares e retornarão à Escola Vocacional dia 11 de fevereiro de 2019. 

 

2. Conclusão do Aspirantado - Às 10h do dia 14 de dezembro de 2018 iniciou a missa do encerramento do Aspirantado Santo Antônio, em Butiatuba. Estavam presentes os freis de Butiatuba: Alessandro M. Farinasso, mestre, Pedrinho Basso, vice-mestre e Moacir Antonio Nasato, vigário local; da cúria provincial os freis Pedro Cesario Palma, ministro provincial, Juarez De Bona, secretário provincial, Valdir Fontana, ecônomo provincial; do Centro Vocacional, fr. Marco Antônio Avelar; das Mercês, freis Adelino Lovatel, Vicente Artuso, Francisco Miguel da Silva e Kleber Moresco; da paróquia N. Sra. da Luz, freis Idacir Henrique da Silva e Luiz Felipe Camargo; João Elias Nascimento, pré-noviço, os professores Maycon Bontorin, de espanhol com sua mãe Regina e Telma, de português; o casal amigo Itamar e Yzomeira e a filha Isabela. Os aspirantes que concluíram esta etapa de formação são: Bruno Luiz Lazaroto Ravaneli, Marcio Luiz Krsesinski, Lucas de Souza Chemim e Tiago Miranda.

Fr. Alessandro fez a acolhida, iniciando com a oração do Ângelus. Fr. Pedro Cesário presidiu a eucaristia. Fr. Luiz Felipe animou os cantos; o aspirante Márcio proclamou a primeira leitura; fr. Felipe cantou o salmo responsorial; fr. Pedrinho Basso proclamou o evangelho; fr. Pedro Cesário fez a homilia. Agradeceu a Deus pela proveitosa caminhada destes aspirantes nesta etapa, percorrendo o caminho da humildade, do trabalho e de partilha. Agradeceu a atuação dos freis formadores, dos freis colaboradores, dos professores. Lembrou que nossa vida é feita de etapas, porém não estanques, mas integradas. O novo é sempre um desafio (desde o nosso nascimento ...). Estamos sempre em mudança. Falou da especificidade de cada etapa da formação.

Em seguida entregou as cartas respondendo afirmativamente ao pedido de ingresso ao Postulado. Cada aspirante leu sua carta e fr. Pedro, ao final da leitura, o abençoava. Foi um momeno de emoção.

Após a comunhão cada aspirante partilhou como foi sua caminhada durante o aspirantado, tomando o seu pequeno presépio, confeccionado durante esta etapa.

Em seguida fr. Alessandro agradeceu a todos os presentes e fr. Pedro completou, dando a bênção final.

O evento conclui com a participação de todos ao saboroso almoço.  

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por João Paulo Topan Junqueira (Fraternidade Santo Antônio)

Deixar um comentário