Tamanho do Texto:
A+
A-

CONTINUAMOS O TRABALHO... E A ALEGRIA

08/09/2018 - 22h20
Continuação do VII Congresso Vocacional

No segundo dia de nosso VII Congresso Vocacional (08/09) demos continuidade à partilha feita pelos SAV’s locais. É admirável a riqueza e a variedade das iniciativas executadas. Vimos desde equipes com longo tempo de experiência, solidamente constituídos, a equipes que estão começando sua história, como o SAV da paróquia Nossa Senhora da Consolata, de Rio do Oeste – SC, que foi formado neste ano de 2018.

            Pela manhã, depois das partilhas, contamos com a assessoria de Frei Alessandro Farinasso, conselheiro provincial e secretário de formação inicial, que provocou a reflexão sobre o tema do Congresso, “Despertar, Discernir e Acompanhar”, e sobre lema “Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para sua Messe” (Mt 9, 38). Frei Alessandro insistiu em aspectos da identidade do agente vocacional e sobre a importância do acompanhamento na base, que ajude o vocacionado a discernir sua vocação a fim de tomar uma decisão livre e consciente.

            Durante a tarde e a noite, Padre Valdecir Ferreira, reitor do seminário maior da diocese de Apucarana – PR, orientou-nos em aspectos teológicos, espirituais e práticos do serviço das equipes vocacionais. Ressaltou o quanto é fundamental saírem de seu isolamento em relação às comunidades onde trabalham, procurando fazer uma “pastoral de aliança” com as demais pastorais, movimentos, serviços e ministérios, a fim de construir uma verdadeira cultura vocacional.

            Foram marcantes os momentos de espiritualidade. Pela manhã celebrou-se a missa da Natividade de Nossa Senhora. No início da noite rezamos na capela do cemitério dos frades. Ali fizemos memória dos frades que deram sua vida na construção da história de nossa Província do Paraná e Santa Catarina.

Frei Marcus Vinicius

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Kleber Moresco (Fraternidade Santo Antônio de Pádua)

Regina
09 de setembro de 2018
Bom dia, Deus seja louvado por todas as bênçãos derramadas neste congresso. Pelo conteúdo e a riqueza dos temas trabalhas . Parabéns Paz e bem.
Deixar um comentário