Tamanho do Texto:
A+
A-

Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação reúne-se em Santo Domingo

13/06/2016 - 09h46
Projeto de uma comunidade internacional na Pan Amazônia, será encaminhado para estudo e desenvolvimento.

Um grupo de frades representando as conferencias Latino Americana e Caribenha estiveram reunidos nos dias 05 a 10 de junho em Santo Domingo, República Dominicana. Estiveram presentes representantes das quatro conferências latino-americanas e caribenha, com o coordenador da comissão de Justiça Paz e Ecologia e Integridade da Criação (JPIC) da Ordem, o frei queniano Benedict Aypodi, acompanhado pelo coordenador da secretaria de Solidariedade da Ordem, Frei Jim Donegam, e do Conselheiro Geral peruano Hugo Mejía. Entre os quatro assessores que acompanharam as reflexões e debates trabalharam nesse encontro os freis Aldir Crocoli e Luiz Carlos Susin.

 

 

O grupo realizou uma análise de conjuntura do continente, e a ação da atividade pastoral da Ordem.  Frei Luiz Carlos Susin explica que uma nova fase na missão de “Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) se abre para os frades capuchinhos da América Latina. A criação de uma equipe de animação continental, “ avaliamos os projetos das conferencias, e constatamos que os projetos amadureceram neste primeiro encontro.

 

O grupo analisou atual retomada do capitalismo neoliberal com maior agressividade ecológica ainda que maquiada, de políticas economicamente mais liberais e socialmente mais repressivas, com perda de direitos sociais, e tudo isso em nível continental e mundial, cabe uma nova postura profética de JPIC.

 

 O grupo analisou ainda a iluminação da encíclica Laudato Si’ é sua legitimação e inspiração. “E este foi o centro do encontro JPIC de Santo Domingo. Um olhar para a Laudato Si’ desde o percurso latino-americano de Igreja inserida nas lutas por justiça, paz e cuidado da criação em nosso continente; um olhar franciscano para a Laudato Si’, explica Susin.

 

 Analisamos também o estudo do Encontro de Paris, a “Conferência das Partes” que estão comprometidas como ONU no processo de diminuição do aquecimento global e que se reuniu em dezembro passado na capital francesa. Além disso foram escutados relatos das regiões, que mereceram a reflexão, a oração, e decisões por parte dos participantes.

 

A comissão Capuchinha denominada JPIC, tem um futuro de muito trabalho profético na América Latina. Segundo encaminhamentos, será encaminhado a abertura de uma comunidade internacional no coração da Pan Amazônia, no triângulo entre Brasil, Colômbia e Peru. “ Este projeto é uma grande novidade, esperamos para ver esta nova perspectiva que se abre”, conclui o frei Susin.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)

Deixar um comentário