Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Cleonir Paulo Dalbosco é nomeado bispo da Diocese de Bagé - RS

26/09/2018 - 09h00
A nomeação oficial aconteceu na quarta-feira, 26.09.2018, por meio de publicação da Secretaria de Comunicação da Santa Sé.

O papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 26, como bispo da então diocese vacante de Bagé (RS) o frei capuchinho Cleonir Paulo Dalbosco (48 anos) que era atualmente vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio, na cidade de Vila Flores - diocese de Caxias do Sul (RS). A notícia foi publicada Oficialmente no Jornal L’Osservatore Romano, às 12 horas de Roma. A nomeação oficial pode também ser acessada no site do Vaticano.

Biografia

Natural de Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, frei Cleonir nasceu no dia 25 de Setembro de  1970 e ingressou no seminário em 1987, em Soledade (RS). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Padre Berthier, em Passo Fundo (RS) e Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, em Porto Alegre (RS). Também é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e tem Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera. Em 19 de setembro de 1998, fez sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Canoas (RS) e, em 20 de setembro do mesmo ano, foi ordenado diácono. Recebeu a ordenação presbiteral em 20 de fevereiro de 1999.

Em sua trajetória sacerdotal, frei Cleonir foi pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria (RS) de 1999 a 2005; Guardião da Fraternidade dos Freis Capuchinhos, em Santa Maria; Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude, na diocese de Santa Maria; Vigário Provincial e Definidor da Pastoral e Meios de Comunicação Social da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul; Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores, na Província Sagrada Coração de Jesus (RS); Visitador Apostólico na Congregação dos Clérigos Regulares; Diretor Geral da Pousada dos Capuchinhos, entre outras funções.

A Província Sagrado Coração de Jesus dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, muito se alegra e felicita ao confrade, Cleonir Paulo Dalbosco, pela nomeação episcopal. Ao mesmo passo deseja a ele muitas bênçãos e sabedoria para esta nova missão que a Igreja lhe confia. 

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Frat. Santa Maria)

Deixar um comentário