Tamanho do Texto:
A+
A-

Santa Maria: TAU-04 inicia suas atividades

11/09/2019 - 12h00
O grupo, pertencente ao Movimento da Juventude Capuchinha, agora está oficialmente implantado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

No domingo, dia 08 de setembro de 2019, aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria – RS, a apresentação oficial do Grupo TAU-04 (Testemunhas do Amor Universal de Francisco de Assis), para toda a comunidade. A apresentação foi realizada durante a missa das 20hs, na sequência foi realizado um jantar com a presença dos jovens e seus familiares, adultos e freis que acompanham o movimento.

A implantação do TAU-04 em Santa Maria começou em novembro de 2017. Depois de quase um ano de tentativas, ao longo do ano de 2018, por volta do mês de novembro, o processo começou a ganhar força. Em 2019, com o apoio de lideranças da Paróquia Fátima de Santa Maria, o grupo foi se estruturando com rapidez. Depois de alguns meses de reuniões e planejamento, no dia 30 de agosto e 1º de setembro de 2019, 10 jovens, da Paróquia Fátima, participaram do II Capítulo do TAU-04 na cidade de Marau – RS, dando assim início às atividades do grupo em Santa Maria.

Os (as) 10 primeiros jovens são: Ana Carolina Pozzebon; Antonio Ladagir Silva da Silva; Felipe da Cruz Martins; Felipe de Souza Groni; Gabriele Machado da Silva; Gustavo dos Santos Brum; Nicolas da Silva Coelho; Rafael Antônio Machado Almeida; Thaís Soares Mignoni; e Vitória Salete Giambelli Barbieri. Tendo vivenciado a experiência de seu primeiro “Capítulo”, nome dado ao retiro que todo jovem precisa realizar para integrar oficialmente o movimento, os (as) dez jovens agora formam uma “Fraternidade”, sendo considerados “Irmãos e Irmãs” no TAU-04. Os jovens, por serem o público alvo do movimento, serão protagonistas de cada ação realizada.

Integram também a Fraternidade do TAU-04 de Santa Maria, os adultos: Auriston Quinhones; Carolina de Sousa Groni; Cláudia Cristina Cardoso Coelho; Daniel Marchiori Damião; Gerusa Pauli Kist Steffen; Luiz Alfredo Bueno Coelho; Maiandra Judith de Quadros Saldanha; Maria Aparecida Dornelles de Lima; Maria de Fátima Machado de Barcelos; Nara Simone de Sousa Groni; Ricardo Steffen, Mara da Cas; Vergílio da Cas; e Wunibaldo José Groni, eles são chamados de “guardiães” e têm por missão auxiliar na condução das atividades, estruturação e economia do grupo. Nos dias 30 de agosto e 1º de setembro alguns adultos acompanharam os jovens no Capítulo em Marau, outros acompanharam as famílias dos jovens em Santa Maria.

Frei Rafael Candinho Botelho, que reside em Santa Maria e estuda Filosofia, é o orientador espiritual da Fraternidade local do TAU-04, tem por missão acompanhar os jovens e adultos nas atividades realizadas desde a implantação, dando suporte espiritual e formativo, dentro de uma perspectiva da fé cristã e do carisma franciscano-capuchinho.

O TAU-04 em Santa Maria, no ano de 2020, já tem previsto para o final do mês de maio a realização do seu I Capítulo, onde serão acolhidos (as) mais 40 jovens para integrar a fraternidade local. Mais adiante serão noticiadas novidades sobre este Primeiro Capítulo na Página Oficial do Grupo no Facebook.

Confira algumas fotos dos diversos momentos da Implantação do TAU-04 em Santa Maria, na galeria (parte superior desta matéria). 

 

SAIBA MAIS

O que é o TAU-04?

O TAU-04 é um grupo que integra o Movimento da Juventude Capuchinha. É formado por jovens (dos 12 aos 17 anos), adultos e freis. É um dos projetos dos Capuchinhos do RS, dentro da área pastoral e da animação vocacional, que visa proporcionar aos jovens das paróquias atendidas pelos freis uma experiência fraterna e eclesial, despertando neles o espírito de liderança, favorecendo o cultivo das virtudes humanas e cristãs a partir da Palavra de Deus e do carisma franciscano-capuchinho.

Hoje o TAU-04 está presente nas seguintes paróquias: Imaculada Conceição – Caxias do Sul; Nossa Senhora de Lourdes – Flores da Cunha; Cristo Rei – Marau; Santa Teresinha – Nicolau Vergueiro; Nossa Senhora Medianeira – Barros Cassal; Nossa Senhora de Fátima – Santa Maria; e em fase de implantação nas paróquias: Santo Antônio – Lagoa Vermelha, São José – Pelotas (Fragata) e São Luiz Rei - Ipê. 

O TAU-04 possui nomenclaturas próprias, por ter sua base no carisma franciscano-capuchinho, veja alguns casos: Fraternidade - é o termo utilizado para denominar cada grupo do TAU 04; Guardião/guardiães - é o termo utilizado para denominar os adultos que acompanham as fraternidades; Irmão/ã - é o termo utilizado para denominar os jovens que já participam do TAU 04 há mais tempo; Noviço/a - é o termo utilizado para denominar os jovens que participarão do Capítulo do TAU 04; Capítulo - é o termo utilizado para denominar o retiro anual que cada Fraternidade do TAU 04 realiza, a fim que mais jovens possam integrar o movimento; Orientador Espiritual - é o termo utilizado para denominar o frei que acompanha uma ou mais fraternidades do TAU 04. 

 

Breve histórico do surgimento do TAU-04

A primeira reunião para planejar o movimento aconteceu no dia 31 de agosto de 2016, na Sala da Pastoral da Juventude da Paróquia Imaculada Conceição de Caxias do Sul - RS. Já na quarta reunião, dia 16 de novembro do mesmo ano, o movimento teve o nome TAU-04 abençoado e confirmado pelo então provincial dos freis franciscanos capuchinhos do RS, frei Cleonir Paulo Dalbosco (atualmente bispo diocesano de Bagé – RS).

As primeiras formações e o primeiro retiro contaram com o auxílio do movimento ONDA (Objetivo Novo de Apostolado) da Paróquia São Pio X de Canoas - RS. Nos dias 3 e 4 de junho de 2017 nove jovens e dez adultos de Caxias do Sul fizeram o retiro do ONDA de Canoas. O ONDA foi fundamental para a estruturação do TAU04.

Com o passar dos anos, o TAU-04 foi sendo implantado em outras paróquias onde atuam os Freis Capuchinhos do RS. O movimento, hoje, continua a se expandir. Até o momento 363 jovens já passaram por algum capítulo do TAU-04. No mês de setembro de 2019, serão totalizados 431 jovens que já tiveram contato com o movimento em nível de Rio Grande do Sul. 

Como implantar o TAU-04 em sua Paróquia?

Há três critérios básicos para levar o TAU-04 para sua paróquia:

1) A Paróquia deve estar sob responsabilidade e receber atendimento dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul;

2) O Pároco e o Conselho de Pastoral Paroquial devem estar de acordo em dar pleno apoio ao projeto;

3) É necessário entrar em contato com o orientador espiritual do TAU 04 em nível de Estado - que atualmente é o frei Bruno Agostineto - o qual visitará a paróquia e apontará os encaminhamentos a serem realizados pela mesma.

Entre em contato pelo email: [email protected]

A sigla TAU-04 possui o seguinte significado:

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário