Tamanho do Texto:
A+
A-

Flores da Cunha: TAU-04 realiza Capítulo

01/09/2019 - 10h00
O encontro foi realizado nos dias 24 e 25 de agosto de 2019. Participaram 52 jovens que agora já integram o TAU-04.

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2019, nas dependências do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul - RS, aconteceu o II Capítulo da Fraternidade do TAU-04 de Flores da Cunha. 

Participaram do encontro 52 jovens florenses, com idades dos 12 aos 16 anos, os quais ingressaram no TAU-04 que integra o Movimento da Juventude Capuchinha. 

Auxiliaram durante as diversas atividades do final de semana, guardiães (adultos) e irmãos e irmãs (jovens) da Fraternidade do TAU-04 de Caxias do Sul. Por parte dos Capuchinhos estiveram presentes os freis: Bruno Agostineto - orientador espiritual do TAU-04 no RS, Edson Gilberto Cecchin - Pároco de Flores da Cunha e Vandrigo Zacchi. 

O encerramento aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, junto da comunidade paroquial, em Flores da Cunha - RS. 

O termo "Capítulo" é a denominação dada ao retiro do TAU-04, que é realizado a cada ano para que mais jovens possam fazer parte da "Fraternidade", termo que denomina cada grupo já existente. 

 

TESTEMUNHO 

Eduardo Luza, nosso entrevistado, vestindo a camiseta do TAU-04. Por ocasião deste momento, nos concedeu entrevista um dos jovens que faz parte do TAU-04 e esteve no II Capítulo de Flores da Cunha. Ele se chama Eduardo Luza, tem 14 anos. 

Questionado sobre quando ele iniciou no Movimento e como foi participar de seu primeiro Capítulo, para ingressar na Fraternidade do TAU-04, Eduardo relatou: "Comecei em 2018, quando participei no II Capítulo da Fraternidade do TAU-04 de Caxias do Sul. Para mim foi uma experiência única. Por questão de sigilo que temos no TAU não posso partilhar muito do que fazemos no retiro, mas posso afirmar que é um momento intenso e especial. Eu me coloquei à disposição e consegui realmente vivenciar e sentir cada momento de formação e espiritualidade que foram propostos. O Capítulo meu ajudou muito, mudou meu jeito de entender e viver a vida." 

Questionado sobre o II Capítulo de Flores da Cunha, como ele percebeu e ajudou já sendo membro da Fraternidade do TAU-04, Eduardo relatou: "No II Capítulo de Flores da Cunha eu auxiliei como 'vice-mestre'. Nossa, foi muito mágico poder estar junto com a outra jovem, que era a 'mestra', mais a frente do Capítulo. É bom ter uma maior intimidade com os noviços(as), pois é assim que chamamos os (as) jovens que estão participando pela primeira vez para ingressar no TAU. É maravilhoso, após os 'bate-papos' (como chamamos os momentos de palestra), ou mesmo nos encontros e animação, ver o sorriso no rosto dos jovens.  É uma experiência muito gratificante. No final do Capítulo fica aquele sentimento de trabalho feito e bem realizado. Aproveito para agradecer a todos (as) do TAU-04 de Flores da Cunha pela confiança que têm em mim."

Para finalizar questionamos como que Eduardo percebe e sente o TAU-04 na vida dele, o que significa fazer parte da Fraternidade, junto de outros jovens, adultos e freis, ele nos respondeu: 

"Desde quando voltei do meu primeiro Capítulo, não digo que frequentei sempre os encontros do TAU, mas todos os finais de semana que não tenho outros compromissos com a escola ou família, estou presente no TAU-04.  De início eu ia até Caxias do Sul participar, na Paróquia Imaculada Conceição, mas como ficava um deslocamento muito grande pra mim ir todo o final de semana até lá, passei a fazer parte da Fraternidade aqui de Flores da Cunha, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. 

É maravilhoso poder participar. É normal que, às vezes, durante a semana eu fique triste ou me sinta sozinho, essas coisas parecem corroer por dentro, mas saber que o final de semana vai chegar e o TAU tem encontro é ótimo. Lá a gente se alegra de novo! O TAU mudou diversas coisas na minha vida, uma delas foi meu envolvimento nas missas e demais atividades da Paróquia e da Fraternidade, aliás, sempre que tem eventos eu procuro ajudar. Não posso esquecer de falar nas verdadeiras amizades que a gente vai criando dentro da caminhada. Sobre a presença do TAU-04 na minha vida eu posso dizer: amo mais que tudo." e assim o jovem Eduardo Luza (14 anos), que é irmão na Fraternidade do TAU-04 de Flores da Cunha, conclui seu relato. 

 

A CAMINHADA PROSSEGUE

Atualmente em Flores da Cunha, com a realização do II Capítulo, já são cerca de 100 jovens que integram a Fraternidade do TAU-04. A fraternidade local segue com seus encontros semanais. Os jovens, de 12 a 16 anos, que desejarem saber mais sobre como ingressar nesta caminhada junto ao TAU-04 em Flores da Cunha podem entrar em contato com a Paróquia pelo telefone: (54) 3292.1443 ou falar com os Freis Capuchinhos que atendem a cidade.

SAIBA MAIS: 

Entenda um pouco sobre as nomenclaturas do TAU 04

Por ter insipiração no carisma franciscano-capuchinho, o TAU 04 utiliza-se de muitas denominações franciscanas, veja alguns casos: Fraternidade - é o termo utilizado para denominar cada grupo do TAU 04; Guardião/guardiães - é o termo utilizado para denominar os adultos que acompanham as fraternidades; Irmão/ã - é o termo utilizado para denominar os jovens que já participam do TAU 04 há mais tempo; Noviço/a - é o termo utilizado para denominar os jovens que participarão do Capítulo do TAU 04; Capítulo - é o termo utilizado para denominar o retiro anual que cada Fraternidade do TAU 04 realiza, para que mais jovens possam integrar o movimento; Orientador Espiritual - é o termo utilizado para denominar o frei que acompanha uma ou mais fraternidades do TAU 04. 

 

Colaboraram na matéria: Eliane Pivotto e Jair Rodrigues - guardiães, e Eduardo Luza - irmão, ambos do TAU-04 em Flores da Cunha - RS. 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário