Tamanho do Texto:
A+
A-

Pós-Noviciado Capuchinho realiza o 43º Encontro de Pós-Noviços da Província do RS

23/06/2019 - 11h07
O encontro aconteceu na cidade de Flores da Cunha, RS, e contou com a presença de quinze freis pós-noviços, vindos das cidades de Pelotas, Canoas e Santa Maria.

A cidade de Flores da Cunha, RS, recebeu desde a última quinta-feira, 20, até este domingo, 23, um grupo de quinze freis pós-noviços que se encontraram para a quadragésima terceira edição do Encontro de Pós-Noviços da Província do RS, que conta com freis gaúchos, catarinenses e também haitianos.

Costumeiramente, todos os anos são realizados dois encontros onde os freis que estão na etapa chamada de Pós-Noviciado se reúnem para um momento de estudo e formação sobre elementos pertinentes para a caminhada na Vida Religiosa Consagrada. Um dos encontros acontece no verão, na Casa de Encontros de Rosa do Mar, SC. E o outro encontro acontece no inverno, e tem sido acolhido nos últimos anos pela Fraternidade de Flores da Cunha, RS. Nesse ano o tema trabalhado foi "Relações de Liderança" e contou com a assessoria de Frei Evaldo Valdir de Freitas, atualmente mestre de noviços, em Marau, RS.

Frei Evaldo apresentou as diversas características de um líder, bem como a importância de saber liderar com responsabilidade, motivando e entusiasmando aqueles que são liderados. O grande papel do líder, de acordo com Frei Evaldo, é influenciar positivamente a vida das pessoas ou grupos. Para isso, são necessárias algumas tarefas: a primeira, liderar a si mesmo; depois, liderar os papéis psíquicos de pai e mãe introjetados na mente de cada um; em terceiro lugar, liderar os chefes que todos também têm introjetados em si; para só então poder ser capaz de liderar a outras pessoas e grupos.

O encontro contou ainda com a presença do Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos do RS, Frei Nilmar Carlos Gatto, e de Frei Lori Antônio Vergani, Conselheiro Provincial. Na sua fala, Frei Nilmar relembrou o lema escolhido por todos os freis por ocasião do Capítulo Provincial, que serve de motivação para a caminhada: "Abraçar o presente com alegria e a missão com esperança". Segundo Frei Nilmar, abraçar o presente com alegria é viver com intensidade o que temos, o aqui e o agora, sem deixar-se levar demasiadamente pelas preocupações futuras, a ponto de que elas atrapalhem a missão. Ainda falou sobre a importância de ter esperança, e considerou que esperança deve ser tomada como verbo: "esperançar"!

A programação do encontro contou também com a participação dos freis pós-noviços na Celebração Eucarística deste domingo, na igreja matriz de Flores da Cunha, junto do povo, ficando a cargo dos freis a animação e a liturgia da Missa. Ao final da Celebração, presidida por Frei Lori e concelebrada pelo pároco, Frei Edson Cecchin, os pós-noviços foram apresentados à comunidade. Frei Edson aproveitou a ocasião para fazer um apelo especial: constatou que dos freis apresentados, nenhum é natural da cidade de Flores da Cunha, e motivou para que se reze pelas vocações. "Quem sabe não teremos uma vocação vinda de Flores da Cunha para os próximos encontros?", convidou com humor Frei Edson.

Na tarde desse domingo, alguns freis já retornam para suas cidades, enquanto outros permanecem para viajar na manhã desta segunda-feira, 24.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Renan Jorge Espíndola (Frat. São José (Pelotas))

Deixar um comentário