Tamanho do Texto:
A+
A-

Museu dos Capuchinhos lança Selo Comemorativo para celebrar seus 20 anos de atuação.

19/01/2020 - 20h00
No dia 06 de dezembro de 2020, o MusCap completará 20 anos de inauguração.

No dia 06 de dezembro de 2000, foi aberto ao público o Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, - MusCap, no antigo prédio da Gráfica Editora São Miguel. As atividades para organização do Museu iniciaram em Porto Alegre, no Convento São Lourenço de Bríndisi em 30 de abril de 1980. Frei Rovílio foi o grande incentivador e promotor do Museu. Na primeira etapa participaram os freis, que eram estudantes de teologia: Arlindo Itacir Battistel, Agemir Bavaresco, Wilson Dallagnol e Celso Bordignon, atual diretor do MusCap.

Desde sua origem até os dias atuais, o MusCap tem como missão a preservação e comunicação dos objetos e memórias que contam a história da presença Capuchinha no Rio Grande do Sul e também as particularidades que tornam especial cada Frade Capuchinho desta missão.

Em 2020, o MusCap comemora 20 anos de atuação. Tendo em vista esta importante celebração, no dia 18 de janeiro, foi lançando o Selo Comemorativo dos 20 anos. Esta data foi escolhida por marcar a chegada em Conde d’Eu, atual Garibaldi, dos freis capuchinhos Bruno de Gillonnay e Leão de Montsapey, acompanhados pelo ministro provincial de Savoia, França, Rafael de La Roche para implantar a Missão Capuchinha no Rio Grande do Sul, fato ocorrido em 1896. 

Atualmente o MusCap conta com vasto  acervo que é zelado por profissionais na área da história, arte, conservação e restauro, além de estagiários e voluntários. O museu está aberto para visitação de segunda à sexta-feira: das 08h00min às 11h30min e das 13h30h às 17h00min. Aos sábados, domingos e feriados são realizados atendimentos mediante agendamento.

O MusCap também oferece visitas mediadas para diferentes públicos e faixa-etárias, o que é possível por meio de prévio agendamento. Além disso, você pode solicitar a realização de uma ação educativa para o seu grupo que será planejada junto ao programa educativo do museu, de acordo com a exposição em cartaz ou as necessidades do solicitante.

LOCALIZAÇÃO E CONTATO DO MusCap:

Rua General Malet, 33A, bairro Rio Branco em Caxias do Sul - RS (próximo a Igreja dos Capuchinhos). 

Telefone: (54) 3220-9565

Whats: (54) 99681-7733

E-mail: [email protected]

Site: www.capuchinhos.org.br/muscap

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário