Tamanho do Texto:
A+
A-

Jornada Vocacional será realizada em Santa Maria - RS, no dia 18 de agosto

10/08/2019 - 14h00
O evento, que acontece anualmente, em 2019 chega em sua oitava edição.

"Senhor, que queres que eu faça?", este é o lema escolhido para iluminar o evento que é promovido pelos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul em parceria, neste ano, com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Santa Maria - RS. 

No domingo, 18 de agosto de 2019, são esperadas pessoas que virão das 17 comunidades que formam a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e caravanas de pessoas que virão de paróquias onde os Freis Capuchinhos atuam. Até o momento foi realizado um levantamento e já estão confirmadas a presença de 11 caravanas, sendo uma do estado de Santa Catarina e as demais do Rio Grande do Sul. 

Do dia 13 a 17 de agosto, também na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, será realizada a Semana Vocacional onde equipes missionárias visitarão as comunidades, escolas, idosos e enfermos com a intenção de preparar as pessoas da Paróquia anfitriã para a VIII Jornada Vocacional.  Integram estas equipes missionárias: Vocacionados, Formandos e Freis Capuchinhos; Jovens e Adultos que são lideranças em paróquias que são atendidas pelos Capuchinhos do RS; e Irmãs das seguintes congregações: Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida e Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. 

O pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, frei Eudes Angelo Capellari, relata suas percepções sobre a organização do evento: "creio que a Semana Vocacional e a VIII Jornada Vocacional serão momentos em que a graça de Deus será derramada, de modo bem especial, sobre todas as pessoas que participarem. Percebo que as comunidades da Paróquia Fátima estão assumindo, com bastante engajamento, as atividades em preparação para este grande momento que vamos vivenciar. Fico contente ao ver toda a paróquia na mobilização para o evento. Cada um está doando da melhor forma o seu tempo e seus talentos."

Perguntado sobre o que ele espera de toda essa movimentação na Paróquia Fátima, frei Eudes responde: "Somente o melhor. Tenho certeza que quem participar, seja aqui de Santa Maria ou quem vier de fora da cidade, vai poder louvar e bendizer a Deus por esta oportunidade ímpar de celebrar e rezar as diversas vocações. E nossas comunidades aqui da paróquia se sentirão, depois da Jornada, ainda mais protagonistas na construção do Reino de Deus, que é vida e paz."  

Frei Eudes finaliza desejando bênçãos para todas as pessoas envolvidas neste evento especial: "Desejo que Deus abençoe as pessoas que estão organizando a Semana Vocacional e VIII Jornada Vocacional. Também chegue para todas as pessoas que se deslocarão até Santa Maria, para este momento especial, a proteção divina. Para quem vem de outras cidades, desde já,  desejo boas-vindas em nome de toda a Paróquia Nossa Senhora de Fátima".

Já frei Laércio Duminelli da Luz, que é coordenador do Conselho de Animação Vocacional dos Capuchinhos do RS, comenta sobre o evento e alguns objetivos da iniciativa: “A Jornada Vocacional surgiu em 2012, tendo dois objetivos básicos: o despertar de uma cultura vocacional e a divulgação do carisma franciscano-capuchinho. Outras edições já foram realizadas nas cidades gaúchas de Flores da Cunha, Garibaldi, Tramandaí e Imbé, Lagoa Vermelha, Ijuí, Barros Cassal e na cidade catarinense de São João do Sul”, conclui o religioso. 

 

NOVIDADE MUSICAL NA VIII JORNADA VOCACIONAL

 

Pela primeira vez, dentre as edições já realizadas, a Jornada Vocacional terá um hino próprio. Tendo por base o lema escolhido para a oitava edição: "Senhor, que queres que eu faça?" e o tema: "Onde houver dúvida que eu leve a fé.", o frei capuchinho Cristian Martins Almeida compôs uma canção que foi adotada como hino oficial do evento. Relata o frei compositor: "a ideia do hino surgiu para que o lema e a temática desse ano sejam fixadas na mente de quem participar do evento. Tendo em vista que durante a Jornada Vocacional, anualmente, nos reunimos para rezar e celebrar todas as vocações, eu compus o hino em formato de oração de súplica, ou seja, quem cantar o hino pode considerar que está fazendo uma oração a Deus pedindo que Ele aponte, ilumine, fortaleça sua caminhada vocacional".

Frei Cristian recorda também que "a pergunta 'Senhor, que queres que eu faça?' foi muito utilizada por são Francisco de Assis em seus momentos de oração, sobretudo no momento em que ainda no início de sua conversão ele (Francisco) se põe a rezar nas ruínas da Igreja de São Damião, diante do crucifixo que lá se encontrava. É desta pergunta que brota a vida, vocação e missão de Francisco de Assis e de todas as pessoas que desejam seguir a Jesus no carisma franciscano-capuchinho", conclui. 

Você pode conferir o Hino Oficial da VIII Jornada Vocacional, clicando aqui. 

 

TRANSMISSÃO AO VIVO DA VIII JORNADA VOCACIONAL

 

No domingo, dia 18 de agosto, também será transmitido ao vivo - via Facebook -  a missa da VIII Jornada Vocacional. A trasnmissão começa por volta das 10h20 diretamente de Santa Maria - RS. Você pode acompanhar na página dos Freis Capuchinhos ou na página da Rádio Caraí FM, que é parceira na divulgação do evento deste ano. Abaixo segue os links. 

 

 

PROGRAMAÇÃO DA VIII JORNADA E SEMANA VOCACIONAL 

Paz e bem!

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Comunicação RS (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário