Tamanho do Texto:
A+
A-

Imagem peregrina e Relíquia de São Francisco de Assis visitam Marau, RS

14/02/2020 - 21h30
A visita ocorre entre os dias 16 e 20 de fevereiro de 2020, por ocasião do Jubileu de 800 anos da Ordem Franciscana Secular - OFS.

A cidade gaúcha de Marau recebe entre os dias 16 e 20 de fevereiro a especial Visita da Imagem Peregrina e da Relíquia de São Francisco de Assis. A Rádio Alvorada de Marau, que é gerenciada pela Província dos Capuchinhos do RS, dará ampla cobertura a esta especial visita no município.

Esta visita vem sendo realizada em todo o Brasil, nas cidades onde há franciscanos(as). O início foi no estado de São Paulo no ano de 2015. O objetivo é a comemoração do Jubileu dos 800 anos de fundação e aprovação da Regra de Vida da Ordem Franciscana Secular - OFS, fato que será celebrado em 20 de maio de 2021. A visita da imagem peregrina e relíquia de São Francisco será encerrada no mês de setembro de 2021, após todas as fraternidades franciscanas presentes no território brasileiro terem sido prestigiadas. 

 

PROGRAMAÇÃO DA VISITA EM MARAU

Domingo, 16.02:

Chegada da imagem peregrina e relíquia de São Francisco. Missa de acolhida e apresentação à comunidade às 19hs, na Igreja Matriz. Transmissão ao vivo pela Tua Rádio Alvorada.

Segunda-feira, 17.02:

A imagem e relíquia ficarão expostas na Igreja Matriz, para a visitação dos fieis. Haverá missa às 19h.

Terça-feira, 18.02:

A imagem e relíquia visitarão a Casa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora e o Colégio Franciscano Cristo Rei. À noite às 19hs, haverá missa com ambas, na Igreja Matriz.

Quarta-feira, 19.02:

A imagem e relíquia visitarão a Comunidade São Francisco, onde, às 9hs, celebrada Missa de acolhida.

À noite, às 19hs, haverá Missa em Ação de Graças pela Visita, pelo Jubileu da OFS e pelo Centenário da Paróquia de Marau.

Quinta-feira, 20.02:

A imagem e relíquia ficarão expostas na Matriz, para a visitação de fieis. Às 15hs haverá a Missa de Envio dos símbolos religiosos para a cidade de Passo Fundo, que é a próxima a receber tão abençoada e especial visita. 

(Obs: banner de divulgação ao final da matéria). 

 

ORIGEM DA IMAGEM E RELÍQUIA

A imagem peregrina é um presente da Cúria Geral dos Freis Menores Capuchinhos. A Relíquia (que é um pequeno fragmento do osso fêmur de São Francisco de Assis) é um presente da Cúria Geral dos Freis Menores Conventuais. Ambas vieram de Assis, na Itália.

 

SOBRE A OFS

A Ordem Franciscana Secular está presente em Marau há 80 anos, foi trazida para a região pelos Freis Capuchinhos. A fundação da OFS  ocorreu em 1221, pelo próprio São Francisco de Assis, junto com o casal Luquésio e Buonadona. A ideia original era congregar os(as) leigos(as) que desejavam seguir a Jesus Cristo através do carisma franciscano, mas que não gostariam ou teriam algum empedimento de ser membros da Primeira ou Segunda Ordem (Freis e Irmãs consagrados/as). Foi assim que surgiu a OFS, que por muito tempo foi conhecida e chamada como Ordem Terceira de São Francisco.

A OFS tem como padroeiros Santa Isabel da Hungria e São Luis IX, Rei de França, pois ambos foram membros fieis e exemplares da mesma. Ao longo dos séculos várias outras personalidades importantes da história fizeram parte desta Ordem, dentre as quais estão: Dante Alighieri; Thomas More; Chiara Lubich; Hilda Arns; Dom Hélder Câmara; Santa Dulce dos Pobres (Irmã Dulce); São João Maria Batista Vianney; os papas: Beato Pio IX, Leão XIII, São Pio X, Bento XV, Pio XI, São João XIII, São Paulo VI; 

Em nível mundial, a Ordem Franciscana Secular é constituída por Fraternidades que são abertas a todos os(as) cristãos(ãs). Nelas há lugar para pessoas jovens, casadas, viúvas, celibatárias. É uma Ordem formada por clérigos e leigos. É destinada para todas as classes sociais, todas as profissões, para todas as raças; para homens e mulheres. Há lugar para todas as pessoas, pois busca viver a vida segundo o Santo Evangelho, como irmãos e irmãs que propagam os ideias da Paz e do Bem.

Os(as) franciscanos(as) seculares constituem uma verdadeira Ordem na Igreja. Não formam um mero movimento ou associação qualquer, mas uma ordem reconhecida como tal pela Igreja, que lhe apresenta uma forma de vida chamada Regra, é isto que se celebra em 2021, os 800 anos da aprovação de tal regra;

Para as pessoas que desejam fazer parte da OFS, há um período de formação inicial, após o qual o(a) irmão(ã) faz sua profissão solene, que consiste em uma promessa de viver a vida conforme os ensinamentos do Evangelho e de São Francisco de Assis. Os requisitos para ingressar na OFS são os seguintes: viver em conformidade com a fé católica e os mandamentos da Santa Igreja; ser maior de 18 anos.

Colaboração na notícia: Frei Éricles Lopes,  noviço capuchinho, residente em Marau - RS

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário