Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Vanildo Zugno publica tese de doutorado, Capuchinhos Franceses no Rio Grande do Sul

18/12/2016 - 08h26
As Publicações contem 536 páginas, destaca a presença e missão dos capuchinhos na Região Colonial Italiana e dos Campos de Cima da Serra.

Vanildo Zugno, 51, é frade capuchinho da província do Rio Grande do Sul, defendeu sua tese de Doutorado em agosto de 2016, na Escola superior de Teologia EST de São Leopoldo. Vanildo possui um vasto currículo na área de assessoria à Vida Religiosa, atividades acadêmicas como nas faculdades de teologia Estef e La Salle.

O objetivo enunciado na tese, diz Vanildo “ foi a tirar as barreiras e limites e clarear a participação dos frades capuchinhos de Saboia na reforma romanizante da igreja católica na região, dos anos de 1896 a 1913. Estudar o passado é uma forma de nos compreendermos no presente e assim termos bases sólidas para projetar o futuro que sonhamos ser." Justifica o autor.

 

Os dois primeiros capítulos dão conta do contexto global para situar a investigação eclesial e política no Rio Grande do Sul. Os capítulos seguintes delineiam o roteiro por ele prosseguido. A educação e romanização; O Protagonismo dos Leigos hegemonia eclesial; Espiritualidade Romanizante; A organização paroquial dos capuchinhos, Missões populares e visitas pastorais, e ainda a participação dos frades na organização da imprensa regional. E na educação do clero diocesano em Porto Alegre.

 

Os  avaliadores da Tese, na faculdade de teologia EST, atribuíram a mais alta distinção conferida por aquele instituto de educação. A apresentação da obra é do professor Adelino Pilonetto, a publicação da editora da ESTEF, o livro pode ser adquirido com o próprio autor. [email protected]

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário