Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Rafael de Lima emite sua Profissão Perpétua

23/12/2018 - 12h43
A celebração ocorreu neste sábado, 22, em Canoas, RS, e contou com a presença de confrades, familiares e numeroso povo vindos de diversas cidades

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Rede de Comunidades Pio X, de Canoas, sediou neste sábado, 22, a Celebração Eucarística onde Frei Rafael de Lima emitiu solenemente sua Profissão Perpétua.

A missa presidida pelo Ministro Provincial, Frei Nilmar Carlos Gatto, contou com a presença do Conselheiro Provincial, Frei Claudelino Brustolin, confrades, familiares de Frei Rafael vindos de Lagoa Vermelha, sua terra natal, além de diversos leigos e leigas que vieram em caravanas para celebrar esse momento importante na caminhada de Frei Rafael.

Natural de Lagoa Vermelha, RS, Frei Rafael ingressou em 2010 na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, fazendo seus estudos próprios à Vida Consagrada, bem como Filosofia e Teologia (o qual está cursando atualmente). Vindo de uma família religiosa, Frei Rafael destacou em sua fala os valores que aprendeu junto do pai e da mãe: "do pai, aprendi o valor do trabalho e da mãe, a vida de oração", citou, emocionado, o profitente.

Frei Nilmar, Ministro Provincial, destacou em sua fala o que o Papa Francisco disse aos freis capuchinhos reunidos em Capítulo Geral, neste ano, em Roma: "Os capuchinhos são conhecidos por serem homens capazes de resolver conflitos", e acresentou: "devemos ser capazes de nos reconciliarmos uns com os outros para depois buscarmos reconciliar as outras pessoas". Frei Nilmar destacou ainda o gesto de Frei Rafael em dar o seu "sim" definitivo, em tempos onde "tudo chama para fora, para o não compromisso", reiterou o Provincial.

A Profissão Perpétua é o gesto pelo qual o frei ingressa definitivamente na fraternidade capuchinha, assumindo os valores franciscanos e se consagrando para sempre pelos votos de Pobreza, Obediência e Castidade.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Renan Jorge Espíndola (Frat. São José (Pelotas))

Deixar um comentário