Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Celso Bodignon realiza exposição em Caxias do Sul

30/10/2015 - 11h20
A abertura está marcada para as 20h do dia 05 de novembro A mostra poderá ser visitada até o dia 27 de novembro, com entrada franca.

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura, informa que a a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim sedia a exposição ...AD BESTIAS, a mais recente mostra de pinturas do artista visual e Frei Capuchinho Celso Bordignon, com curadoria de Valéria Rheis. A abertura está marcada para as 20h do dia 05 de novembro A mostra poderá ser visitada até o dia 27 de novembro, com entrada franca.

 

...AD BESTIAS é composta por 38 trabalhos, sendo 18 em têmpera ovo (tinta produzida com gema de ovo + pigmentos) e 20 em encáustica (cera de abelha aquecida e derretida + pigmentos).

 

O Frei Celso tem em seu currículo cursos superiores em Filosofia (UCS) e Teologia (PUC-Poa), Mestrado em Arqueologia Paleocristã (PIAC- ROMA) e Doutorado em Arqueologia Cristã (PIAC-ROMA) e inúmeros cursos de pintura, desenho, estética, artes plásticas e também de acervos e restauração, viagens de estudo e uma dezena de mostras importantes, entre coletivas e individuais, trabalhos de pintura em locais públicos, professor, colaborador em publicações e, atualmente, trabalha com pintura, conservação e restauro, no seu próprio atelier e na direção e organização do Museu dos Frades Capuchinhos do RS.

 

No trabalho do artista Celso Bordignon a própria técnica começa a falar de seus trabalhos, o processo é consciente desde o princípio, uma vez que o próprio artista prepara as suas tintas, o segundo momento é de construção das superfícies para a pintura, a linguagem do desenho, com sua temática aliadas às técnicas da têmpera ovo e da encáustica, que somadas criam um universo ao mesmo tempo perceptível e imperceptível e que através do olhar do público criam vida própria.

 

Em pleno século XXI, NADA MAIS CONTEMPORÂNEO, do que usar o tema dos bestiários, muito bem explorado pelo artista. As bestas são criatura híbridas (antropomórficas e zoomórficas). O uso do termo besta na Idade Média indicava os animais, especialmente, violentos e ferozes, acostumados à liberdade e governados pelos instintos. Com total soltura no uso da cor e nas representações, Celso Bordignon ultrapassa estes significados medievais, dando um significado psicológico às bestas que habitam todos os seres, gerando uma reflexão comportamental, a partir do momento de uma identificação pessoal com estes seres que nos remetem ao nosso lado mais obscuro tão negado. As cores SALTAM! E saltam para evidenciar a temática, como também para criar contrastes. Há um momento surpresa na mostra, onde elementos da pintura fogem, tridimensionalmente, de dentro da obra pictórica do artista. Dá para se perder e se encontrar, comportamental e psicologicamente falando, dentro desta mostra executada com primores estético, técnico, formal e provocativo.

   

SERVIÇO

Exposição: … AD BESTIAS

Artista: Celso Bordignon

Curadoria: Valéria Rheis

Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1333, centro)

Período de visitação: de 06 a 27 de novembro de 2015

Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h e aos sábados, das 10h às 16h

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Muscap)

Deixar um comentário