Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei capuchinho em processo de beatificação terá Romaria Vocacional

21/05/2018 - 10h40
A 30ª Romaria Vocacional Frei Salvador Pinzetta, será realizada no dia 31 de maio em Flores da cunha - RS

Romaria Vocacional Frei Salvador, em Flores da Cunha, na Serra gaúcha, vai para sua 30º edição. Este ano com o tema “Cultivar e guardar a criação a exemplo de Frei Salvador, pois somos todos irmãos”. Dando ênfase ao tema da campanha da fraternidade, que abordou a superação das diversas formas de violência existentes em nosso meio.  

Este tema recorda ainda algumas característica do frei capuchinho Salvador Pinzetta, que tinha grande dedicação e buscava sempre formas de preservar a natureza, inclusive levando fama de protetor das culturas dos agricultores da região, bem como faz memória ao espírito conciliador, pacífico e amoroso do religioso para com todas as pessoas com quem conviveu. 

A programação para este ano, iniciou com celebrações chamada Doze Dias Com frei Salvador Pinzetta: para alcançar graças e milagres. “São doze dias com momentos especiais de contemplação e oração, onde as pessoas possam pedir suas graças e milagres ao Servo de Deus”, explica o bispo emérito de Uruguaiana, Dom Frei Angelo Salvador, que até o início deste ano esteve à frente do processo de Beatificação, passando a função para Frei Celso Bordignon. Ainda no dia 13 de maio foi realizada uma carreata, que saiu em frente da Igreja Matriz, no centro de Flores da Cunha, indo até o Eremitério Frei Salvador Pinzetta.

A Programação da 30º Romaria Vocacional inicia às 9h30 do dia 31 de maio, com a celebração Eucarística em frente à Igreja Matriz de Flores da Cunha, com procissão de Corpus Christi e benção do Santíssimo Sacramento. Às 12h um almoço partilhado reúne os romeiros no Salão Paroquial,ao lado da Igreja Matriz, a ideia  é que cada romeiro (a)  leve um prato com doces/salgados para partilhar. E logo após às 13h30min acontece a caminhada até o Eremitério Frei Salvador, onde as às 15h haverá Celebração Eucarística com a benção da saúde (individual, ministrada pelos Freis Capuchinhos) e distribuição de pãezinhos, mudas de árvores nativas e mudas de hortaliças.

A paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Flores da Cunha, com o pároco Frei Edson Cecchin, e a Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, são responsáveis pela organização do evento, contando ainda com o apoio do poder público municipal florense para receber turistas que todo o ano participam da romaria. O romeiro ou turista podem ainda conhecer a arte dos tapetes de Corpus Christi, confeccionados pela comunidade e organizações da cidade.

Frei Edson, que há pouco assumiu a função de pároco ressalta: "estamos animados, e contamos com a participação de um bom número de participantes nesta 30ª edição da Romaria, desde já desejamos boas-vindas aos romeiros (as) e turistas, que virão de diversas cidades da região, também do Estado e outras localidades do país para participar tanto das celebrações de Corpus Christi, como da Romaria Vocacional Frei Salvador, que possam se sentir bem e acolhidos em nosso meio". 


 Beatificação de Frei Salvador Pinzetta

O Processo de Beatificação do Servo de Deus Frei Salvador Pinzetta, começou ainda em 1977, cinco anos após sua morte, ocorrida em 31 de maio de 1972, com a visita do ministro-geral da Ordem dos Capuchinhos, frei Pascoal Rywalski, aos frades do Rio Grande do Sul. Ele deu ordem aos superiores da Província a introduzirem a Causa de Beatificação de Frei Salvador, que até 1997, andou rápida, com inúmeras entrevistas, com os freis Adelino Pilonetto, Achylles Chiappin, Carlos Coloda e seu grupo, visando escrever as três biografias sobre Frei Salvador por esses três autores. Neste tempo, aconteceu a exumação dos restos mortais e sua trasladação para a matriz de Flores da Cunha e foi instituída a Romaria Frei Salvador.

Depois, a devoção popular a Frei Salvador continuou; as romarias tiveram sequência, sem interrupção, mas o processo jurídico de beatificação ficou sem um coordenador oficial, sem um postulador. Em fins de 2007, o ministro-provincial, frei Álvaro Morés, indicou dom frei Ângelo Domingos Salvador, que estava retornando à província, como postulador local, a fim de retomar o processo jurídico, com o aproveitamento de tudo o que havia sido feito até então.

Os autos originais, em duas cópias autênticas, do inquérito diocesano sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do Servo de Deus, Frei Salvador Pinzetta, já estão em Roma, na congregação das Causas dos Santos. Tais documentos foram levados para Roma pelo Portador, Dom Frei Ângelo Domingos Salvador. Dom Frei Ângelo viajou dia 26 de outubro de 2012, levando toda a documentação para o vaticano, onde se encontra em análise.

Novidades no Processo

O Ministro Provincial, Frei Nilmar C. Gatto dos capuchinhos gaúchos, recebeu correspondência do Postulador Geral da Ordem dos Freis Menores Capuchinhos, Frei Carlo Calloni, comunicando que os “Consultores Teológicos” examinarão a ‘Positio’  (resumo do processo) do Servo de Deus Salvador Pinzetta, no dia 5 de junho de 2018. 

 Se esta Positio for aprovada, o Servo de Deus, Frei Salvador, será declarado Venerável. A partir de então, o processo retornará à Diocese de Caxias para que realize novo Inquérito, a fim de comprovar um milagre, necessário para a sua beatificação.

Na mesma correspondência, enviada ao provincial gaúcho, o Postulador Geral nomeou o Frei Celso Bordignon como Vice-Postulador que dará continuidade aos trabalhos relativos ao referido processo, tornando Dom Frei Ângelo Domingos Salvador, consultor oficial para questões da Beatificação. 


Quem foi Frei Salvador?  

Hermínio Pinzetta, nasceu em 29 de julho de 1911, natural de Evangelista, município de Casca (RS), era filho de pais agricultores e teve 12 irmãos. Desde criança foi um cristão exemplar, rezava, participava das missas todos os domingos e trabalhava na roça. Aos 32 anos, o pároco da sua comunidade, por avaliar que o rapaz tinha vocação religiosa sugeriu que entrasse para o Seminário dos Freis Capuchinhos, em Marau. Teve passagens breves por Flores da Cunha e Garibaldi, retornando já como Leigo Professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos para o Convento de Flores da Cunha, em 1948, onde permaneceu até o fim da vida, em 31 de maio de 1972.

Levava uma vida humilde e tinha como principais características a fé, caridade, oração e trabalho.  Especialmente pelo trabalho, tornou-se conhecido pelos moradores da terra do galo. Era comum que distribuísse sementes e mudas para os vizinhos e conhecidos da cidade. No interior, era aguardado com expectativa na época da colheita da uva, pois costumava passar na colônia com uma carreta para apanhar uvas para a produção do vinho, que ele próprio ajudava a produzir, para ser consumido nas missas. Outra coisa que deixava Frei Salvador muito feliz era a possibilidade de levar a Eucaristia aos doentes em suas casas e no hospital local. Ele foi o 1º Ministro Extraordinário da Eucaristia da Paróquia de Flores da Cunha, mandato concedido pelo bispo diocesano, Dom Benedito Zorzi, em 1970.

Basta circular pelas ruas e interior de Flores da Cunha e região, para ouvir histórias de Frei Salvador, seja de quem tenha convivido com ele, pessoas que cresceram ouvindo falar de suas virtudes e, outras tantas, que relatam terem recorrido a ele num momento difícil de suas vidas em busca de um milagre, especialmente os ligados às doenças graves.


Curiosidades

 Etapas para torna-se santo: - Servo de Deus - Venerável - Beato – Santo

O que é um milagre?

Consiste em uma graça alcançada cujo resultado a ciência é incapaz de produzir, necessita da intervenção divina.


Servo de Deus, Frei Salvador, rogai por nós! 

Paz e bem! 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Frat. Santa Maria)

Deixar um comentário