Tamanho do Texto:
A+
A-

Igreja examina processo de beatificação de frei Salvador

04/06/2018 - 15h54
A avaliação será realizada nesta terça-feira, dia 05 de junho de 2018, em Roma, por Consultores Teológicos. No mesmo dia, em Flores da Cunha – RS, às 19hs, na Igreja Matriz, será celebrada uma Missa na intenção de que a avaliação do Processo seja positiv

O Processo de Beatificação do Servo de Deus frei Salvador Pinzetta, começou ainda em 1977, cinco anos após sua morte, ocorrida em 31 de maio de 1972, com a visita do então ministro geral da Ordem dos Capuchinhos, frei Pascoal Rywalski, aos frades do Rio Grande do Sul. Ele deu ordem aos superiores da Província a introduzirem a Causa de Beatificação de Frei Salvador que, até 1997, tramitou rápidamente, por meio de inúmeras entrevistas realizadas pelos freis Adelino Pilonetto, Achylles Chiappin, Carlos Coloda e seu grupo, que escreveram as três biografias existentes sobre Frei Salvador.

Neste tempo, aconteceu a exumação dos restos mortais do irmão capuchinho e sua trasladação para a matriz de Flores da Cunha no final de década de 1990, bem como foi instituída a Romaria Vocacional Frei Salvador, que no último dia 31 de maio de 2018 chegou a sua 30ª edição.

Depois, a devoção popular a Frei Salvador continuou; as romarias tiveram sequência, sem interrupção, mas o processo jurídico de beatificação ficou sem um coordenador oficial, sem um postulador. Em fins de 2007, o então ministro provincial dos Capuchinhos do RS, frei Álvaro Morés, indicou dom frei Ângelo Domingos Salvador, que estava retornando à província, como postulador local, a fim de retomar o processo jurídico, com o aproveitamento de tudo o que havia sido feito até então.

Dom frei Ângelo realizou no período de 2007 a 2011 incansável trabalho para organizar toda a documentação. No dia 13 de abril de 2011 foi aberto oficialmente o Processo de Beatificação na Diocese de Caxias do Sul, com a instauração do Tribunal Eclesiástico Diocesano, aí foram convocadas testemunhas que sob juramento de dizer a verdade foram interrogadas sobre a vida, as obras, virtudes, fama de santidade e defeitos do Servo de Deus frei Salvador. O que foi contado pelas testemunhas durante as sessões não pode ser publicado ainda.

Os autos originais do inquérito diocesano, chamado Positio, em duas cópias autênticas, foram entregues à Roma, Vaticano, na Congregação das Causas dos Santos. Tais documentos foram levados para lá pelo então postulador local, dom frei Ângelo Domingos Salvador, no dia 26 de outubro de 2012.

Novidades no Processo

O atual ministro provincial dos Capuchinhos do RS, Frei Nilmar C. Gatto, recebeu correspondência do postulador geral da Ordem dos Freis Menores Capuchinhos, Frei Carlo Calloni, comunicando que os “Consultores Teológicos” examinarão a ‘Positio’ do Servo de Deus Salvador Pinzetta, na terça-feira, dia 5 de junho de 2018. 

Se esta Positio for aprovada, o Servo de Deus, Frei Salvador, será declarado “Venerável”. A partir de então, o processo retornará à Diocese de Caxias para que seja realizado novo Inquérito, a fim de comprovar um milagre, necessário para a Beatificação do religioso.

Na mesma correspondência, enviada ao provincial gaúcho, o postulador geral nomeou Frei Celso Bordignon como novo postulador local que dará continuidade aos trabalhos relativos ao referido Processo, tornando dom frei Ângelo Domingos Salvador, consultor oficial para questões da Beatificação, devido a suas condições atuais de saúde.

Tendo como intenção principal a avaliação positiva do Processo, em Flores da Cunha – RS, na noite do dia 05.06.2018 às 19hs, será celebrada uma missa na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes (local onde o Servo de Deus frei Salvador está sepultado). Também todas as Fraternidades dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul estarão em sintonia, pela oração, na mesma intenção.


Quem foi Frei Salvador?  

Hermínio Pinzetta, nasceu em 29 de julho de 1911, natural de Evangelista, município de Casca (RS), era filho de pais agricultores e teve 12 irmãos. Desde criança foi um cristão exemplar, rezava, participava das missas todos os domingos e trabalhava na roça. Aos 32 anos, o pároco da sua comunidade, por avaliar que o rapaz tinha vocação religiosa sugeriu que entrasse para o Seminário dos Freis Capuchinhos, em Marau. Teve passagens breves por Flores da Cunha e Garibaldi, retornando já como Leigo Professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos para o Convento de Flores da Cunha, em 1948, onde permaneceu até o fim da vida, em 31 de maio de 1972.

Levava uma vida humilde e tinha como principais características a fé, caridade, oração e trabalho.  Especialmente pelo trabalho, tornou-se conhecido pelos moradores da terra do galo. Era comum que distribuísse sementes e mudas para os vizinhos e conhecidos da cidade. No interior, era aguardado com expectativa na época da colheita da uva, pois costumava passar na colônia com uma carreta para apanhar uvas para a produção do vinho, que ele próprio ajudava a produzir, para ser consumido nas missas. Outra coisa que deixava Frei Salvador muito feliz era a possibilidade de levar a Eucaristia aos doentes em suas casas e no hospital local. Ele foi o 1º Ministro Extraordinário da Eucaristia da Paróquia de Flores da Cunha, mandato concedido pelo bispo diocesano, Dom Benedito Zorzi, em 1970.

Basta circular pelas ruas e interior de Flores da Cunha e região, para ouvir histórias de Frei Salvador, seja de quem tenha convivido com ele, pessoas que cresceram ouvindo falar de suas virtudes e, outras tantas, que relatam terem recorrido a ele num momento difícil de suas vidas em busca de um milagre, especialmente os ligados às doenças graves.


Curiosidades

 Etapas para tornar-se santo: - Servo de Deus - Venerável - Beato – Santo

O que é um milagre?

Consiste em uma graça alcançada cujo resultado a ciência é incapaz de produzir, necessita da intervenção divina.


Servo de Deus, Frei Salvador, rogai por nós! 

Paz e bem! 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Frat. Santa Maria)

Deixar um comentário