Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos distribuem Bênção de Ano Novo

04/01/2018 - 18h55
O evento acontece no último domingo de 2017 em Marau - RS

A Fraternidade São Boaventura dos Freis Capuchinhos e a Paróquia Cristo Rei de Marau, com o apoio da Tua Rádio Alvorada 107.7 Fm e Rádio Maisnova Marau 94.7 Fm, promovem no próximo domingo, dia 31 de dezembro, das 9h às 17h30min, a 2ª edição do evento conhecido por “Bênção do Ano Novo”.

O evento acontece em Marau – RS, na Praça Elpídio Fialho, no centro da cidade, onde cerca de quatorze freis distribuirão às pessoas que passarem pelo local e desejarem a bênção para bem viver o ano de 2018 que está por começar.

Às 9h uma celebração sobre o sentido da bênção marca a abertura desta 2ª edição. Em caso de chuva o evento NÃO será cancelado, continua a acontecer na Praça, embaixo da cobertura que fica em frente aos banheiros públicos.

 

BREVE HISTÓRICO DA BÊNÇÃO DO ANO NOVO

A 1ª edição aconteceu no final de 2016. A iniciativa surgiu a partir da experiência que alguns freis noviços, residentes em Marau naquele ano, realizaram na Bênção de Natal realizada pelos Freis Capuchinhos em Caxias do Sul – RS. Ao retornarem entusiasmados de Caxias, os jovens freis acharam interessante também a população marauense ter a oportunidade de vivenciar um momento especial de bênçãos na praça da sua cidade.

A ideia inicial era que fossem realizadas bênçãos em preparação ao Natal, como já é costume em outras cidades gaúchas onde há a presença dos Capuchinhos, porém a data já estava próxima e haveria pouco tempo para a divulgação do evento. No entanto, a partir de diálogos com os Freis do Convento São Boaventura e com o Paróco da Paróquia Cristo Rei de Marau, frei Miguel Debiasi, foi decidido que no dia 31 de dezembro de 2016 os religiosos vestiriam o hábito, iriam até a praça e realizariam um momento de bênção para o ano novo às pessoas que assim desejassem.

Foi assim que surgiu a iniciativa, de forma rápida e muito prática foi idealizada, planejada e executada. A Bênção foi divulgada por cerca de nove dias durante as missas da Paróquia Cristo Rei e na Programação da Tua Rádio Alvorada e Rádio Maisnova, que se tornaram importantes apoiadoras do evento, por meio do superintendente frei Renor A. Pegoraro.

Mesmo com pouco tempo de divulgação o resultado foi surpreendente: “recordo que no dia da bênção, o gesto tocou muito as pessoas que foram até a praça por ter escutado a divulgação, também tocou as que lá estavam ou passavam. Em poucos minutos formaram-se filas. Também muitas pessoas por curiosidade chegavam até nós e perguntavam o que estávamos fazendo e ao tomarem conhecimento pediam para ser abençoadas e parabenizavam a iniciativa.” relata frei Júlio Trindade, que era noviço em 2016 e esteve presente na 1ª edição.

Frei Alex Rodrigues da Silva, que também era noviço e participou naquele dia também compartilha uma lembrança: “Lembro que perto das 12h estávamos abençoando o povo e começou a chover. Não contávamos com este fato, mas nós freis decidimos continuar na praça. Uns foram na ‘casinha do Papai Noel’, que fazia parte das decorações natalinas, outros foram próximos aos banheiros públicos, onde há uma proteção que evita as pessoas de se molhar, enfim, improvisamos um abrigo para nós e as pessoas, mas não desanimamos. Com isso comprovamos quão grande é a fé do povo de Marau, pois mesmo com a chuva inesperada muitas pessoas foram até a praça naquele dia receberam a bênção e voltaram para casas felizes”.

Não se sabe quantas pessoas passaram pela praça na 1ª edição ano passado, nada foi contabilizado, contudo, após ter sido avaliada pelos Freis Capuchinhos de Marau, que observaram a boa aceitação do público em 2016, a “Bênção do Ano Novo” foi considerada um sucesso, por isso a decisão de dar continuidade ao evento que tem a sua 2ª edição prevista para o próximo domingo, 31.12.2017.

 A Tua Rádio Alvorada e a Rádio Maisnova permanecem como apoiadoras da iniciativa dos Freis Capuchinhos e Paróquia Cristo Rei e já contribuem com a divulgação da edição deste ano onde os realizadores e apoiadores esperam a presença de pelo menos 2000 pessoas para receberem a Benção do Ano Novo.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Frat. Santa Maria)

Deixar um comentário