Tamanho do Texto:
A+
A-

O Santuário é o lugar do encontro com Deus, diz Arcebispo de Salvador

02/08/2016 - 14h05
Celebração reúne multidão no Santuário da Piedade.

Desde as 14h de ontem (1), o Santuário da Piedade – que é uma das Igreja mais tradicionais de Salvador – , no centro de Salvador já contava com grande número de fiéis, que se reuniam para a solene celebração na qual a supracitada Igreja fora elevada à dignidade de Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Piedade, título concedido pelo Sr. Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ.

Na ocasião, fora lido o decreto de instalação do Santuário, que por sua vez, confere à referida Igreja os direitos próprios de um santuário e também seus deveres, como a obrigação de apresentar em até 120 dias, um estatuto do santuário.

Dom Murilo ressaltou que este Santuário é um lugar especial, onde Deus derrama suas graças e bênçãos, onde as pessoas que ali vão encontram suporte e apoio espiritual. O Santuário é o lugar do encontro com Deus, do banquete da Eucaristia e da Palavra, concluiu sua homilia agradecendo aos Capuchinhos por, através desta Igreja levar Deus a tantos homens e mulheres que por ali passam, pela sua missão em todo o estado da Bahia e pediu aos fiéis que contemplassem a imagem da Mãe da Piedade, que há 310 anos está presente na Bahia e que lembra sempre aos que a contemplam de também agir com misericórdia.

O Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap, em carta, disse se unir à Arquidiocese de São Salvador da Bahia e aos Frades Capuchinhos pela ocasião. Em sua mensagem, fez votos de que “o constante testemunho das virtudes evangélicas favoreça os milhares de fiéis, peregrinos e devotos, mediante a prece pessoal e comunitária, escuta e meditação, a encontrar nesse espaço sagrado a paz e a força espiritual” e completa “elevada à dignidade de Santuário, possa essa Casa de Oração ajudar ainda mais o povo de Deus, instruído pelo Pão da Palavra e alimentado pelo Pão da Eucaristia, a despertar a fé, celebrar a reconciliação e reanimar a esperança”.

Para o Ministro Provincial, Frei Liomar Pereira da Silva, esse é o momento de fortalecer a devoção aos santos, como por exemplo Santo Antônio e também criar uma reorganização na forma como acontecem os processos, como por exemplo na distribuição do “pão dos pobres” de Santo Antônio.

Além do grande número de devotos, o evento contou com a presença de Padres Diocesanos, religiosos e religiosas e autoridades civis. Após a Celebração Eucarística, uma placa comemorativa foi inaugurada, na fachada do templo.

Confira imagens.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Elton Caires Santos (Cúria Provincial)

Deixar um comentário