Tamanho do Texto:
A+
A-

Retiro Anual 2º Grupo

26/04/2019 - 01h27

Nos dias 17 (chegada) a 22 de março de 2019, na Casa de Oração Santa Maria dos Anjos, Rua Benjamim Granato, 317 Lamenha Pequena, em Curitiba, fizeram o retiro os freis: Atílio Galvan, Carlos Alberto David, Hélio de Andrade, José Maria da Silva, Juarez De Bona, Luiz Antonio Ceriolli, Luiz Carlos da Silva, Maurício Aparecido Silva e Pedro Paulena.
Na manhã de segunda-feira, com a presença de fr. João José dos Santos, conselheiro e secretário da Formação Permanente, nos organizamos assim: serviços fraternos: guardião: fr. José Maria; secretário: fr. Juarez; ecônomo: fr. Pedro Paulena; animador dos estudos: fr. Luiz Carlos. Dividimo-nos em três equipes, com três freis cada, para os serviços da liturgia e lavação da louça (café, almoço e jantar); organizamos o horário: 7h15 Missa e laudes; 9h 1º estudo; 11h45 oração do meio dia; 12 almoço; 14h30 2º estudo; 18h30 vésperas e partilha, 19h15 jantar. Na quinta-feira fizemos o dia de deserto e adoração, das 8 às 17h (uma hora para cada frei). Iniciamos com missa e laudes e exposição do Santíssimo e concluímos com vésperas, bênção do Santíssimo e partilha. A seguir houve a confraternização. Temas estudados: a) Espiritualidade franciscana e ecológica; b) Abandono; c) Amor oblativo; d) Dai-me de beber (Samaritana); e) Maria. O retiro foi concluído com o almoço, na sexta-feira.
Avaliação: Todos os nove freis foram unânimes em dizer que o retiro foi muito proveitoso. Ressaltaram o ótimo desempenho de todos na participação dos estudos, nas equipes de serviço, liturgia e louça, no silêncio, inclusive durante as refeições (sem cobranças), na pontualidade aos atos comuns, considerando a riqueza das diferentes idades (dos 40 aos 80 anos). Foi elogiada a atuação carinhosa e dedicada do casal Ademar e Sônia (caseiros), refeições pontuais, muito bem preparadas, e farta, cardápio muito bom e criativo, ambiente externo bem cuidado, casa limpa, tudo muito asseado. O tempo também colaborou: embora nublado e um pouco úmido, favoreceu para algumas caminhadas e contemplação diante da pujante natureza que circunda nossa Casa de Oração. Também foram dadas algumas sugestões de manutenção e melhoramentos, que foram entregues aos responsáveis.


Fr. Juarez De Bona, secretário.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por João Paulo Topan Junqueira (Fraternidade Nossa Senhora das Mercês)

Deixar um comentário