Tamanho do Texto:
A+
A-

Semana Franciscana

08/06/2019 - 21h21
Uma semana de aprofundamento no carisma

Entre os dias 27 à 31 de maio de 2019, no convento Bom Jesus em Ponta Grossa-PR, realizou-se a tradicional semana franciscana da Província São Lourenço de Brindes PR/SC, contando com a presença dos aspirantes, noviços e pós-noviços capuchinhos, o secretário da formação inicial Frei Alessandro Farinasso e o ministro provincial Frei Pedro Cesário Palma, bem como as noviças e aspirantes de duas congregações religiosas: as irmãs franciscanas de Ingolstadt e as irmãs franciscanas menores missionárias.

Durante a semana abordou-se sobre os valores franciscanos presente na Encíclica Laudato Si’ e o Sínodo da Amazônia, tendo como assessor o frei Marcelo Toyansk, da província capuchinha de São Paulo. No decorrer da formação ficou enfatizado uma retomada de consciência a respeito do cuidado da Casa Comum, e da importância de aproveitarmos e utilizarmos do JPIC em nossa vida cotidiana, lembrando também que “JPIC é, portanto, um estilo de vida e missão; é parte do nosso DNA como franciscanos. Através dele somos desafiados por grandes questões da humanidade e comprometidos com a causa de todas as pessoas, a fim de que todos possam viver com dignidade” (Manual JPIC, OFM Cap, p.13). O grande exemplo de cuidado, amor e respeito a Criação encontramos em nosso Pai Seráfico, pois nele “se nota que são inseparáveis a preocupação com a natureza, a justiça para com os pobres, o empenho na sociedade e a paz interior” (LS 10). Testemunho de vida que Francisco deixou não somente no cuidado com a natureza, plantas e animais, mas que expandiu para com o próximo e com si mesmo, resultando em uma ecologia humana, porque “o bem comum pressupõe o respeito pela pessoa humana enquanto tal, com ideias fundamentais e inalienáveis orientados para o seu desenvolvimento integral” (LS 157).

Conclui-se que para alcançar tais metas de um mundo mais consciente com o cuidado da Casa Comum, faz-se necessário essencialmente uma conversão ecológica (cf. LS 217), ou seja, uma mudança de mentalidade e de atitudes, percebendo que toda a Criação possui uma unidade, um ritmo, que nada está separado e que “tudo está interligado” (LS 117).

Paz e Bem!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Kleber Moresco (Fraternidade Bom Jesus)

Deixar um comentário