Tamanho do Texto:
A+
A-

PROVÍNCIA DO PARANÁ E SANTA CATARINA VIVENCIA O VII CONGRESSO VOCACIONAL

08/09/2018 - 09h14

Neste final de semana em que os brasileiros comemoram os 196 anos da Independência do Brasil, a Província São Lourenço de Brindes vivencia o seu VII Congresso Vocacional com a presença de aproximadamente 100 pessoas, oriundas das diversas cidades do Paraná e Santa Catarina onde os freis capuchinhos estão presentes. Algumas pessoas chegaram durante a quinta-feira, dia 06 de setembro de 2018, mas a maioria delas, com grande expectativa, chegaram na manhã de hoje.

O primeiro dia do Congresso foi bastante animado, dinâmico e rico. A primeira reflexão, conduzida por Frei Luiz Fernando, foi a respeito da identidade do animador vocacional, compreendido como pessoa alegre, fraterno, orante e anunciador da paz e do Bem. A segunda reflexão, feita por Frei Mauricio, baseada no tema do próximo Sínodo dos Bispos, foi sobre os desafios da animação vocacional nos dias de hoje. Constatou-se que alguns dos problemas encontrados atualmente na juventude já existiam nas gerações passadas, todavia outros desafios são inteiramente novos. Destacou-se a liquidez da sociedade, o imediatismo, a agitação, o ativismo, a gama de possibilidades oferecidas pela sociedade contemporânea aos nossos jovens, etc.

Diante dessa realidade, foram apresentadas, num terceiro momento, diversas sugestões de ação para os SAV's, dentre os quais destacamos: investir na formação dos animadores vocacionais, promover encontros com adolescentes e jovens, dar testemunho alegre de seguimento a Jesus Cristo e esforçar para despertar dois vocacionados em cada paróquia mediante o convite e o acompanhamento.

Um quarto momento, dividido em duas partes, foi para a apresentação dos trabalhos realizados durante o triênio de 2015 a 2018 por cada um dos SAV's. Pode-se perceber que as atividades foram das mais diversas, desde reuniões mensais até escolas vocacionais realizadas em algumas localidades. Os animadores vocacionais estiveram presentes em encontros de jovens, de coroinhas e de crismandos; rezaram pelas vocações de diferentes maneiras e marcaram presença ativa em celebrações eucarísticas, chamadas de missas vocacionais; e também acolheram a ação evangelizadora "Cada comunidade, uma nova vocação" promovida pelo Regional da CNBB.

Um dos assuntos mais recorrentes nas apresentações deste dia foi "Amigos das Vocações", que são um grupo de vários leigos das paróquias, que contribuem para a manutenção do SAV Provincial e das casas de formação. Alguns SAV's locais disseram ter um grande número de amigos das vocações, outros, porém, reconheceram que ainda há necessidade de crescer neste aspecto.

Não faltaram os momentos de animação, conduzidos por uma competente equipe de freis, mas também os momentos de oração para que os participantes em tudo identificassem e reconhecessem a vontade de Deus. Ainda restam dois dias de Congresso, que, com a graça de Deus, serão produtivos e abençoados.

 

Frei Rondinele Passos

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Kleber Moresco (Fraternidade Santo Antônio de Pádua)

Deixar um comentário