Tamanho do Texto:
A+
A-

Simpósio de Teologia na ESTEF

26/09/2016 - 11h32
Simpósio de Teologia, a Presença Franciscana no Rio Grande do Sul. Reunindo a Família Franciscana gaúcha.

  

Segunda feira, 26 de setembro abriu o Simpósio de Teologia, a Presença Franciscana no Rio Grande do Sul. Reunindo a Família Franciscana gaúcha.

“Memória Identidade e Missão” é o tema que traz o debate e o conhecimento do legado da presença dos freis capuchinhos, que comemoram os 120 anos de presença no Rio Grande do Sul, dos Frades Menores Franciscanos, que comemoram 100 anos em terras gaúchas, os 50 anos da organização FFB - Família Franciscana do Brasil e os 30 anos de fundação Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana - Estef.

O encontro começou com uma celebração de abertura coordenada pela FFB. Destacando a espiritualidade de São Francisco. Após o diretor da Estef, frei José Bernardi, convidou a compor a mesa o Ministro Provincial dos Franciscanos Frei Inácio Dellazari. A presidente da FFB do Rio Grande do Sul, Irmã Loudes Mantovani e o Ministro Provincial dos Capuchinhos Frei Cleonir Dalbosco representado pelo conselheiro Frei Luiz Turra.

Frei Bernardi destacou na abertura das atividades que a estef  já teria cumprido sua missão se durasse 10 anos, “porem estamos completando 30 anos de missão”, complementa o diretor.

Na manhã foi trabalhado A memória do Franciscanismo no RS, pelo professor dr. Vanildo Luiz Zugno. Na parte da tarde as congregações e ordens franciscanas relataram a presença e atuação no estado do RS. A mesa foi coordenada por Ir. Loudes Mantovani.

O Simpósio continua na terça-feira com os temas; Os Traços da Identidade Franciscana e suas expressões ontem e hoje e os Traços da Identidade Clariana e suas expressões ontem e hoje. Identidade franciscana e os novos paradigmas de relação e cultura e o que a Sociedade gaúcha espera dos franciscanos e franciscanas.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Daison Fermino de Sá (Frat. Santo Operário)

Deixar um comentário