Tamanho do Texto:
A+
A-

Jovens Frades do RS realizam 40º Encontro de Pós-Noviços Capuchinhos

08/01/2018 - 18h09
No decorrer do encontro foi eleita a equipe de coordenação e representação do Pós-Noviciado para 2018

    Encerrou-se no dia 07.01, domingo, o 40º Encontro de Pós Noviços Capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul. O Encontro foi iniciado na noite da sexta-feira, 05.01, com a chegada dos jovens frades na Casa da Praia Rosa do Mar em Passo de Torres – SC.

    No sábado, 06.01, pela manhã, após a celebração eucarística, realizou-se um momento de formação, assessorada por Matheus Fernandes da Silva que é membro da Pastoral da Juventude (PJ). O tema abordado foi “A Evangelização das Juventudes”, tendo por base um documento da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que se refere a tal realidade da Igreja, merecedora de especial atenção, principalmente pela parte dos jovens frades, que no seu cotidiano estão constantemente em contato com a juventude.  No final da formação os participantes plantaram uma árvore, para marcar a realização do 40º encontro. Ainda no sábado, na parte da noite, foi realizado um belo e alegre momento de convivência e confraternização.

    No domingo, 07.07, pela manhã, foi realizada a avaliação do encontro e o planejamento de algumas atividades referentes a este ano. Logo após, houve a eleição da EQUIPE DE COORDENAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO PÓS-NOVICIADO EM 2018, ficando assim composta:

- Fr. Robenson Azor, coordenador;

- Fr. Giovani Henrique Pértile, secretário;

- Fr. Gaphené Ilasma, representante no JUNIFRAN (Encontro de Junioristas Franciscanos/as);

- Fr. Rodrigo Antunes de Lima, representante no JUNINTER (Encontro de Junioristas Intercongregacional);

Da esq/dir: Fr. Rodrigo, Fr. Robenson, Fr. Giovani e Fr. Gaphené.    Também no domingo, 07.01, no final da manhã, os Pós-Noviços se dirigiram até Torres, onde finalizaram o 40º Encontro almoçando juntos e realizando um passeio pelas praias da cidade. Alegres e com esperança para bem viver sua missão, devido a partilha de vida com os co-irmãos e pela formação recebida no decurso do Encontro, os jovens frades retornaram, alguns para suas Fraternidades e outros para as férias na casa de familiares. Logo mais retomam seus estudos de filosofia e teologia, juntamente com as atividades pastorais nos locais onde vivem.

   PARA SABER MAIS:

   Pós-noviciado ou Juniorato é o período de formação inicial em que o pós-noviço/juniorista (frade de votos simples), em comunhão com os outros frades da  província, consolida os valores assumidos do carisma franciscano-capuchinho, em vista da consagração definitiva com a Profissão dos Votos Perpétuos.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Frat. Santa Maria)

Deixar um comentário