Tamanho do Texto:
A+
A-

Freis vivenciam 44° edição do Encontro de Pós-Noviços Capuchinhos do RS

05/01/2020 - 15h00
Momentos de formação, oração e intensa convivência fraterna marcaram esta edição.

Reunidos na Casa Frei Aldo Fardo, em Rosa do Mar, SC, 10 freis capuchinhos pós-noviços participaram da 44ª edição do Encontro de Verão do Pós-Noviciado, ocorrido entre os dias 02 e 05 de janeiro de 2020.

O encontro foi marcado por momentos de intensa convivência fraterna, oração e formação. O tema abordado nas duas manhãs formativas deste ano foi "Missionariedade", sendo desenvolvido pelo frei e missionário capuchinho, Valdir Inácio Schneider.

Ao longo das duas manhãs de formação, frei Valdir partilhou como se dá o processo das Missões Populares Capuchinhas, que são desenvolvidas pela Equipe dos Freis Missionários da Província dos Capuchinhos do RS, há mais de 100 anos.

Foram apresentados materiais que são utilizados atualmente no decurso das Missões, realizadas em diversas paróquias que recebem os missionários. A formação serviu como desafio aos freis pós-noviços, para que possam desenvolver ainda mais o senso e elã missionário ao longo de sua caminhada formativa.

Na ocasião do 44° encontro houve a eleição da nova coordenaçã do Pós-Noviciado para o ano de 2020, que é composta por um coordenador, um secretário, e dois representantes para o Encontro de Junioristas Franciscanos(as) - JUNIFRAN e para o Encontro de Junioristas Intercongregacional - JUNINTER. Foram eleitos, conforme foto abaixo (da esquerda para a direita): frei Cleiton Cruz de Oliveira - coordenador; frei Jean Peterson Notis - representante no JUNINTER; frei Pedro Ângelo Miri - representante no JUNIFRAN; e frei Igor Colares Raup - secretário.

Estiveram presentes durante todo o Encontro: o ministro provincial, frei Nilmar Carlos Gatto; o conselheiro provincial, frei Lori Antônio Vergani; e o frei Daison Fermino de Sá, membro do Conselho de Formação Inicial da Província.

O Pós-Noviciado dos Capuchinhos do RS se encontra duas vezes ao ano para momentos de formação, integração, partilha da caminhada e também lazer. Um dos encontros acontece no inverno e outro no verão.

A etapa formativa do pós-noviciado acontecem, atualmente, em três casas formativas que estão localizadas nas cidades de Santa Maria e Pelotas, onde os freis estudam Filosofia, e Canoas, onde estudam Teologia.

O termo "pós-noviço" é mais comumente utilizado pelos freis capuchinhos, outras Congregações e Ordens religiosas utilizam o termo "juniorista" para designar pessoas que vivenciam esta etapa da formação na vida religiosa consagrada.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário