Tamanho do Texto:
A+
A-

Freis do RS vivenciam 34ª edição do Encontro de Pastoralistas

11/01/2020 - 14h00
O encontro foi realizado entre os dias 06 e 10 de janeiro de 2020, em Passo de Torres -SC.

Reunidos na Casa Frei Aldo Fardo, no Balneário Rosa do Mar – Passo de Torres, SC, cerca de 40 freis capuchinhos, que exercem missão pastoral em diversas paróquias atendidas por nossa província, participaram da 34ª edição do Encontro de Pastoralistas – ENCOPA, ocorrido entre os dias 06 e 10 de janeiro de 2020. O encontro, como de costume, foi marcado por momentos de convivência fraterna, partilha pastoral, oração, lazer e formação. O tema escolhido para o 34º ENCOPA foi: “Fraternidade, Vida, Dom e Compromisso”, estando assim em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

Na segunda-feira (06), ao final da tarde, foi realizada a missa de abertura do encontro, presidida pelo ministro provincial frei Nilmar Carlos Gatto e concelebrada por mais de 40 freis pastoralistas. Na terça-feira (07), de manhã, esteve presente junto aos freis, o bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, que, além de presidir a missa diária, partilhou uma análise de conjuntura atual frisando, sobretudo, o aspecto eclesial. Na quarta-feira (08), de manhã, esteve presente o frei Sérgio Marcelo Dal Moro, que presidiu a missa diária e partilhou, junto do frei Nilmar, alguns relatórios da província que visam a preparação do Capítulo Provincial, a ser realizado este ano. Ainda na quarta de manhã o frei Philippe Justin, que é ecônomo da Delegação Missionária do Haiti e esteve presente no Encontro, realizou uma partilha de como se encontra a missão dos freis em seu país.

Na quinta-feira (09), pela manhã, os freis que celebram jubileu em 2020 e estavam presentes no encontro presidiram a missa na qual foi elevada ação de graças a Deus por sua vocação e missão, eram eles: frei Maurílio Parisotto e Donato Pegoraro – que celebram 70 anos de Vida Religiosa – e o frei Isaías Bordignon – que celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral. Ainda na parte da manhã foi destinado um tempo para que os freis, que assim o desejassem, realizassem partilhas pastorais. Também foi encaminhada uma atividade em grupos, onde os religiosos se ocuparam em pensar e apontar práticas pastorais para o novo Plano Trienal da Província. Na sexta-feira (10), pela manhã, o vigário provincial frei Eudes Ângelo Capellari presidiu a missa, na qual foi realizada a benção de envio do frei Láercio Duminelli da Luz, que fará missão no Haiti, e do frei Cristian Martins Almeida, que fará missão no Amazonas. Na sequência da missa, ainda na sexta-feira, o frei Carlos Raimundo Rockenbach trabalhou uma síntese do texto base da Campanha da Fraternidade 2020. Após foi encaminhada a avaliação da 34ª edição do ENCOPA e assim foi dado como encerrado o encontro deste ano.

O ENCOPA é um dos diversos encontros que os Freis Capuchinhos do RS realizam anualmente. Neste encontro participam, de modo mais efetivo, os freis que desempenham algum trabalho pastoral junto ao Povo de Deus no atendimento paroquial, na capelania em hospitais e/ou universidades, no acompanhamento de movimentos ou pastorais específicos, na presença junto a assentamentos, nas missões populares. O Encontro é organizado e conduzido pelo Conselho de Pastoral da Província, que atualmente é formado pelos freis: Carlos Raimundo Rockenbach, Edson Gilberto Cecchin, Marcelo Alves de Carvalho, Natalino Fiorotti e Volmir Warken. 

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário