Tamanho do Texto:
A+
A-

Frades Capuchinhos de São Paulo participam da Assembleia Provincial 2015

13/11/2015 - 13h01
Última antes do Capítulo Provincial que acontece no próximo ano, assembleia discutiu os temas “viver o presente com paixão” e “abraçar o futuro com esperança”

De 26 a 29 de outubro de 2015, no Seminário Santo Antônio do Alto da Serra, São Pedro, SP, realizou-se a Assembleia da PROCASP de 2015.

Participaram da Assembleia além dos frades que atuam em São Paulo, Frei Pedro Cesar Silvério, que vive na Custódia do Norte do México, e está período de férias, em São Paulo; Frei Hector Daniel, Conselheiro da Custódia do Norte do México; e, Frei Ademir Andrade do Nascimento, da Província Ceará e Piauí, que atualmente reside no Convento Imaculada Conceição, São Paulo, SP, para estudos em Direito Canônico. A proposta do Triênio (2014-2016) é a construção de um Projeto Provincial a curto, médio e longo prazos. Esta assembleia avançou na construção deste projeto. Em 2014, a Assembleia celebrou os 60 anos da PROCASP, com a motivação de “olhar o passado com gratidão”. Em 2015, nos motivará as temáticas “viver o presente com paixão” e “abraçar o futuro com esperança”. Os textos que nos iluminaram a Assembleia foram um texto evangélico de Lc 14,28 (buscar caminhos, planejamento) e um trecho das Admoestações de São Francisco Adm 6,3 (projeto de vida sólido e pleno de sentido – à maneira de Jesus). Para motivar os dias de assembleia, Frei José Carlos de Oliveira, conduziu momento de reflexão com tema: “Nossa Vida Consagrada: identidade, desafios e perspectivas”. Uma tentativa de olhar para tudo o que vivemos como um grande desafio que precisa ser abraçado com amor e com todo nosso ser. Como provocações iniciais, pensarmos: a) o que é possível esperar a curto, médio e longo prazo? b) O que é preciso superar? c) Onde nós colocamos nossa esperança? d) A nossa vida cotidiana é animada por quais valores?

 

No dia 27, a Comissão Formação para Vida Fraterna apresentou uma minuta do Plano de Formação para a Província que ainda receberá contribuição de todos os frades até o Capítulo Provincial de 2016, no qual se pretende aprovar o documento. À tarde, a Comissão que estudou os Decretos Capitulares ainda vigentes na PROCASP, iniciou apresentação dos trabalhos. Depois houve a apresentação dos indicados para composição da Comissão Pré- Capitular. Foram eleitos pelas assembleia: Frei Marinaldo Caetano de Jesus, Frei Arcanjo de Sousa Soares, Frei Adalto Antonio, Frei Alonso Aparecido Pires e Frei José Gomes de Sousa Júnior. Logo após, iniciou-se apresentação da Comissão Juventudes e Missão. Frei Adalto fez uma introdução à apresentação, expondo os trabalhos da comissão. Frei Maurício José Silva dos Anjos explanou as atividades do Serviço de Animação Vocacional, SAV, e os Congressos da Juventude Franciscana em nossos Regionais. Em seguida, Frei José Maria Maia apresentou o trabalho realizado com o Conselho da Ordem Franciscana Secular e o S e c r e t a r i a d o d a Juventude Franciscana.
Por fim, Frei Carlos José Coltri comentou sobre as Missões Franciscanas realizadas durante o ano, e a participação na Missão da CCB, em Primeira Cruz, MA. Para conclusão dos trabalhos da Comissão, Frei José Longarez fez uma intervenção artística sobre a Encíclica Laudato Si, do papa Francisco e o Cântico do Frei Sol, de São Francisco de Assis.

 

No dia 28, houve reflexão de Dom Mauro Moreli, bispo emérito da diocese de Duque de Caxias, RJ, com tema Ecologia. Depois Araci Lopes, bibliotecária e arquivista da PROCASP, apresentou a Cartilha sobre o Livro Tombo, com instruções e dicas para os frades registrarem os acontecimentos em nossas fraternidades. Às 11 horas celebrou-se a Eucaristia com os Jubilandos 2015 (vídeo no fim da página), a saber, 25 anos de Ordenação Presbiteral - Frei Alonso Aparecido Pires; 50 anos de Ordenação Presbiteral - Frei Saul Peron, Frei Ismael Martignago, Frei Joaquim Dutra Alves e Frei Clóvis Lázaro Barbosa; 50 anos de Vida Religiosa - Frei Armando Alves de Souza; 60 anos de Vida Religiosa - Frei Constantino Bombo e Frei Frederico Lorenzi. A celebração contou com a presença do Coral Santa Marcelina (vídeo no fim da página), composto por crianças e a adolescentes, alunos do Colégio, administrado pelas Irmãs Marcelinas, em Botucatu, SP. Após a celebração, iniciou-se momento de confraternização.

 

No dia 29, Frei Ademir Andrade do Nascimento iniciou a reflexão sobre a necessidade de acordos (contratos) com dioceses para administração das paróquias pelos frades da Província. Após houve apresentação da Comissão Administrativa e Social (CAS).
À tarde, Dr. Paulo José Carvalheiro, advogado da equipe de assessoria da PROCASP, apresentou material elaborado pela CCB Depois Frei Carlos Silva encaminhou algumas propostas para apreciação da assembleia e fez alguns comunicados. Deu continuidade comentando sobre toda a realidade da PROCASP e alguns projetos futuros. Diante de tudo isso, quais prioridades queremos para nossa Província? Apontou sobre a necessidade de esforçarmo-nos para a criação da cultura vocacional. Concluiu dizendo que temos muitos desafios na Província. É preciso que façamos esforços em conjunto para enfrentá-los. Na vida tudo necessita de um tempo, um tempo de maturação, sem desespero. É preciso vestir a camisa, fazer juntos. Não dá para olhar nossa realidade sem se comprometer. Então houve a apresentação de algumas datas do Calendário Provincial 2016. Os trabalhos da Assembleia foram concluídos com Oração das Vésperas e após o jantar os frades retornaram a suas fraternidades.

 

No próximo ano os frades irão se reunir no mesmo local para realização do Capítulo Provincial.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique ()

Deixar um comentário