Tamanho do Texto:
A+
A-

Dom Frei Itamar Vian e Frei Manoel Baldissera celebram 50 anos de ordenação sacerdotal

01/12/2018 - 00h00
Os religiosos foram ordenados juntos, em Porto Alegre, há 50 anos.

FREI MANOEL ANTÔNIO BALDISSERA

Nascido em 17 de junho de 1941, na cidade de Machadinho - RS, é filho de Felice Baldissera e Jacomina Lovatto. 

Fez sua Profissão Religiosa Temporária em 25 de janeiro de 1960, na cidade de Garibaldi - RS, ao concluir o Ano do Noviciado. Já sua Profissão Religiosa Perpétua foi no dia 25 de janeiro de 1963. 

Foi ordenado sacerdote no dia 1º de dezembro de 1968. 

Atualmente vive na Custódia Provincial São Francisco de Assis (Mato Grosso e Rondônia). Integra a Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, residindo em Pimenta Bueno - RO, onde atua como vigário paroquial na Paróquia Fátima. 


DOM FREI ITAMAR NAVILDO VIAN

Nasceu de fato em 27 de junho de 1940 (embora em seu registro de nascimento conste a data de 27 de agosto de 1940), na cidade de Roca Sales - RS. É filho de Marcos Lázaro Vian e Mathilde Vian. 

Fez sua Profissão Religiosa Temporária no dia 25 de janeiro de 1960 em Garibaldi - RS, ao terminar o Ano do Noviciado. Já a Profissão Perpétua se deu no dia 25 de janeiro de 1963. 

Foi ordenado sacerdote em Porto Alegre - RS, no dia 1º de dezembro de 1968. 

No dia 29 de dezembro de 1983 foi nomeado bispo da Diocese de Barra na Bahia, sendo ordenado bispo no dia 08 de abril de 1984 em Caxias do Sul - RS. Trabalhou na Diocese de Barra de 1983 à 1995. 

Em 1995 foi nomeado Bispo da então Diocese de Feira de Santana, também na Bahia. No ano de 2002, no dia 16 de janeiro, Dom Frei Itamar foi nomeado Arcebispo e em 22 de janeiro do mesmo ano a Diocese foi elevada à Arquidiocese de Feira de Santana. 

No dia 18 de novembro de 2015, tendo já completado seus 75 anos, como é de costume da Igreja, Dom Frei Itamar entrou com pedido de renúncia ao cargo de bispo titular da Arquidiocese. O papa Francisco aceita sua renúncia e assim, Dom Frei Itamar torna-se Arcebispo Emérito sendo seu sucessor Dom Zanoni Demettino de Castro. 

Atualmente Dom Frei Itamar vive ainda em Feira de Santana, aonde contribui na Arquidiocese no âmbito pastoral. Em nossa Província é membro afetivo da Fraternidade Coração Imaculado de Maria (Cúria Provincial). 


Aos nossos confrades transmitimos, com alegria, felicitações pela celebração dos 50 anos de ministério sacerdotal na Igreja. Ao mesmo tempo rendemos gratidão aos dois pela dedicação, amor e testemunho com que viveram todos estes anos o exercício de suas atividades pastorais. Pedimos que o Senhor continue abençoando, conduzindo, dando coragem, sabedoria e ânimo na vida, vocação e missão de Dom Frei Itamar e Frei Manoel. 

Paz e bem!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Frat. Santa Maria)

Deixar um comentário