Tamanho do Texto:
A+
A-

Aos 82 anos, falece Frei Patrício Zandoná

15/01/2019 - 12h12
O religioso faleceu na madrugada deste dia 15 de janeiro no Hospital Unimed, em Caxias do Sul, RS.

Comunicamos com pesar, o falecimento de nosso irmão Frei Patrício Zandoná, ocorrido na madrugada deste dia 15 de janeiro de 2019, no Hospital Unimed, em Caxias do Sul, RS. 

O velório está sendo realizado na Capela do Convento Imaculada Conceição, no bairro Rio Branco, em Caxias. Às 15hs desta terça-feira, dia 15, será presidida uma missa de corpo presente pelo províncial dos Capuchinhos do RS, Frei Nilmar Carlos Gatto, na sequência acontece o sepultamento no Memorial dos Capuchinhos, ao lado da Igreja Imaculada. 

Frei Patrício tinha 82 anos de vida, sendo que 64 destes anos viveu como religioso na Ordem Capuchinha. Nasceu em Veranópolis, era filho de Pio Domingos Zandoná  e Angelina Zandoná. Tinha nove irmãos, dentre os quais dois são religiosos: a Irmã Santa Zandoná da Congregação das Irmãs de São José e gêmeo do Padre José Zandoná, da Diocese de Rio Grande. 

Ingressou no Seminário Capuchinho de Vila Flores, RS, em 1949. Vestiu o hábito capuchinho em 1953, ano em que ingressou no Noviciado no Convento de Flores da Cunha, RS. A profissão dos seus votos religiosos aconteceu no dia 23 de junho de 1954. Como irmão capuchinho, recebeu o nome de Frei Patrício de Veranópolis. 

Ao longo de sua vida trabalhou durante 10 anos como tipografista na Editora São Miguel, em Caxias do Sul. A partir de 1956 prestou serviços fraternos como cozinheiro e recepcionista nas Fraternidades de Veranópolis, Marau, Caxias do Sul e Porto Alegre. Realizou sua missão através da Pastoral da Acolhida, principalmente no Convento São Lourenço em Porto Alegre, aonde permaneceu por 27 anos. 

Seu jeito alegre de ser mereceu a estima dos freis da Província e de todas as pessoas que se achegavam ao frei Patrício. Ficará conhecido por ser um capuchinho feliz e prestativo. Em 2001 mudou-se para o Convento Imaculada Conceição em Caxias do Sul, dedicando-se aos freis idosos e em tratamento de saúde. Em 2012, para cuidados de sua própria saúde, passou a residir na Casa de Saúde São Frei Pio, que fica no complexo do Convento Imaculada.

Em julho de 2014 celebrou Jubileu de 60 anos de vida religiosa, juntamente com outros freis que foram seus colegas no noviciado. Frei Patrício distinguia-se por suas capacidades humanas de compreensão e coração aberto às diferentes situações de seus confrades e das inúmeras pessoas que lhe partilhavam o cotidiano. Hoje, com a serenidade de quem deu o melhor de si, descansa em paz na eternidade, junto de Deus. 

Aos familiares, amigos e confrades manifestamos solidariedade e preces de conforto. Junto rezamos para o descanso de nosso estimado irmão: "Dai-lhe Senhor o descanso eterno e a luz perpétua o ilumine, descanse em paz, frei Patrício! Amém." 

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Curia Provincial)

Ir Terezinha Dias
15 de janeiro de 2019
Meus sentimentos!
Deixar um comentário