Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos realizam 30º ENCOPA

07/01/2016 - 11h08
Encontro dos Pastoralistas acontece de 04 a 08 de janeiro em Rosa do Mar, Santa Catarina

De 04 a 08 de janeiro de 2016 acontece o 30º ENCOPA (Encontro dos Pastoralistas), encontro dos freis capuchinhos do Rio Grande do Sul, que atuam na pastoral. O local dos trabalhos é na praia de Rosa do Mar, sul de Santa Catarina.

A programação teve como abertura a missa realizada na segunda-feira, dia 4 às 18h. Foram feitos alguns encaminhamentos e jantar. A abertura dos trabalhos acontece após a Santa Missa diária. A tarde é livre para prática de esportes e convivência, destacam-se vários frades que jogam cartas, outros jogam bocha, futebol, caminhadas e banho de praia.

Nesta quinta-feira, dia 07 de janeiro, Frei Luiz Carlos Susin trabalha com os freis sobre provocações pastorais desde a atual tendência política e eclesial. A missa de abertura dos trabalhos do dia foi presidida por frei Flávio Amaral, recentemente ordenado presbítero e aniversariante do dia, concelebrada pelo Diácono Gabriel Cavalli.

Frei Susin desenvolve algumas perguntas a partir da realidade. Apresenta que a grande autoridade é a ciência, com tecnologias cada vez mais avançadas, com produção, mercado, consumo e dinheiro... E a igreja como fica frente essa realidade? Qual são a razão e a vantagem de ir à igreja? É uma religião do indivíduo, da felicidade e do desejo. Uma religião do individualista, espiritualidade do consumo, narcisista. Mas é isso que a Igreja quer? A consequência é crise do compromisso comunitário. Crise das instituições totais e tradicionais. Rupturas na transmissão geracional da fé.

Na terça-feira os frades acompanharam a Análise de conjuntura eclesial com Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Aprofundou sobre o Papa Francisco, Ano da Misericórdia, Sínodo da Família, Ministérios...

Já na quarta-feira, o provincial dos freis capuchinhos, frei Cleonir Dalbosco coordenou e trabalhou vários temas: questões da Ordem dos frades capuchinhos, Conferência dos Capuchinhos do Brasil, também sobre Conselho Plenário da Ordem, realidades da Província e questões levantadas pelos confrades.

Frei Laércio da Luz apresentou a realidade do SAV (Serviço de Animação Vocacional).

Sexta feira dia 08 de janeiro, último dia do encontro será feita a avaliação, encaminhamento do projeto Missão, dentro das metas do triênio 2014 a 2017, e o planejamento provincial até 2017. Também haverá momento de plenário, avisos, encaminhamentos finais, Missa de encerramento. Bênção de envio dos quatro frades que irão participar do Encontro dos pastoralistas do Brasil, em São Paulo, de 04 a 08 de abril. À tarde os frades retornarão para suas fraternidades.

Além do provincial dos capuchinhos Frei Cleonir Dalbosco estavam presentes os conselheiros Frei Eudes Capellari, Frei Luiz Turra e Frei Miguel Debiasi. O coordenador do Conselho de Pastoral é Frei Jadir Segalla e a secretaria do ECOPA foi de frei Volmir Warkem. A equipe de liturgia teve na coordenação frei Carlos Rochemback, o social Frei Wilson Dalagnol e cozinha frei Odolir Riva.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Darci Trucolo (Frat. Santa Maria)

Deixar um comentário