Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos de Santa Maria e Ijuí se reúnem e partilham experiências pastorais

01/05/2019 - 18h00
O encontro aconteceu no dia 1º de maio, na cidade de Ijuí - RS.

No feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, os Freis Capuchinhos que residem e atuam nas cidades gaúchas de Santa Maria e Ijuí realizaram um encontro para partilhar as experiências pastorais e também fortalecer alguns dos mais importantes pilares do carisma franciscano-capuchinho: a fraternidade e a missionariedade. 

O encontro foi realizado na cidade de Ijuí. A acolhida fraterna e o café da manhã deram início às atividades do encontro. Na sequência, os freis de Ijuí apresentaram um pouco da estrutura do Convento e da Paróquia São Geraldo Magela aos freis de Santa Maria. A Paróquia São Geraldo está passando por reformas no espaço litúrgico. O restante do encontro foi realizado no sítio da Família Hermann, família esta que integra a Paróquia São Geraldo.

No sítio foi realizada uma celebração eucarística, na qual se deu destaque à meditação da fala que o papa Francisco direcionou, no final de 2018, aos Freis Capuchinhos, por ocasião do Capítulo Geral da Ordem. Após a celebração foi realizado um momento de convivência alegre e fraterna, bem como um especial almoço, preparado pela família que acolheu os freis. Na parte da tarde os freis de Santa Maria retornaram para sua cidade. Esteve presente no encontro, representando o Conselho de Pastoral da Província, o frei Edson Gilberto Cecchin que é também paróco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Flores da Cunha, RS.

Este encontro está previsto no Planejamento Provincial dos Capuchinhos do RS, para o triênio 2017-2020. A ideia é que ao menos duas vezes por ano, os freis, das diferentes regiões pastorais da província, se encontrem e partilhem um pouco da caminhada que estão vivenciando e fortaleçam os vínculos fraternos entre si. Ao longo do ano, freis de outras cidades promoverão encontros semelhantes a este narrado. 

A Fraternidade Santa Maria - que atua na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria - é composta pelos freis: Cristian Martins Almeida, Darci Trucolo, Eudes Angelo Capellari,  Gaphené Ilasma, Rafael Candinho Botelho, Rodrigo Antunes de Lima, Valdir Pretto e Wood Lubin. Esta fraternidade abrange também a Casa de Formação Divino Mestre, na qual residem os freis que estudam filosofia.

A Fraternidade São Geraldo Magela - que atua na Paróquia São Geraldo, em Ijuí - é composta pelos freis: Eduardo Luís Canali, Gilmar Gonçalves de Azevedo e Lauvir José Secco. 

Freis de Santa Maria e Ijuí (esq./dir.): Frei Cristian, Frei Lauvir, Frei Valdir, Frei Gilmar, Frei Eudes, Frei Gaphené, Frei Eduardo, Frei Rafael, Frei Darci, Frei Wood e Frei Rodrigo Antunes de Lima.

Paz e bem! 

 

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário