Tamanho do Texto:
A+
A-

Aos 67 anos, falece Frei Ronaldo José de Souza

16/12/2019 - 10h30
O religioso será sepultado no dia 16 de dezembro de 2019, no Memorial dos Capuchinhos, em Caxias do Sul -RS.

Comunicamos, com pesar, o falecimento de nosso confrade, Frei Ronaldo José de Souza. Ele faleceu no dia 15 de dezembro de 2019, às 23h, no Hospital Unimed, Caxias do Sul - RS, em decorrência de infecção generalizada e falência de múltiplos órgãos.

O velório está sendo realizado na Igreja Matriz Imaculada Conceição (Paróquia dos Capuchinhos - Bairro Rio Branco), em Caxias do Sul, onde haverá missa de despedida, às 17h, presidida pelo Ministro Provincial, Frei Nilmar Carlos Gatto. O sepultamento será no Memorial dos Capuchinhos, junto à Igreja Imaculada.

Frei Ronaldo tinha 67 anos, 45 de vida religiosa e 41 de ordenação sacerdotal. Filho de Vercidino Jesus de Souza e Eleonora Corona Sirena de Souza, nasceu em Caxias do Sul, RS. Ingressou no Seminário de Flores da Cunha, em 1970. Fez o noviciado no Convento São Boaventura, em 1973, onde aconteceu a profissão dos votos religiosos, no dia 11 de janeiro de 1974. Foi ordenado presbítero no dia 16 de abril de 1978, por Dom Clóvis Frainer, na Igreja Matriz Imaculada Conceição, Caxias do Sul. 

Desempenhou o ministério apostólico e fraterno nas comunidades de Garibaldi, como vigário paroquial, em 1978; de 1979 a 1983, na Paróquia de Lourdes, em Flores da Cunha; Pároco em Ibiraiaras, de 1983 a 1987; em 1988, fixou novamente residência em Garibaldi, onde atuou como vigário paroquial, capelão do hospital e nas pastorais da saúde, aconselhamento e confissões. A partir de 2002, desempenhou a sua missão na cidade de Caxias do Sul, como capelão, pastoral e aconselhamento.

Frei Ronaldo era de um coração muito generoso, um frade de fé e de muita oração, possuía muitos dotes culinários e artísticos. Se destacava pela grande capacidade de escutar pastoralmente as pessoas, dedicando tempo e atenção. Amava as crianças e os idosos.

Rezamos pelo descanso eterno de nosso estimado irmão, frei Ronaldo. 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Comunicação RS (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário