Tamanho do Texto:
A+
A-

Conselho provincial participa de evento que homenageia 50 anos da Lefan

24/08/2015 - 16h20
Frei Jaime Bettega, palestrou e destacou o papel entidade e o compromisso da provincia com os pobres

O conselho provincial com seus membros, Frei Cleonir Dalbosco, Frei Nilmar Gatto, Frei Eudes Capellari, frei Luiz Turra, e frei Miguel Debiasi, participaram da  reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul nesta segunda-feira (24).

A palestra do atual coordenador-geral da Lefan, frei Jaime Bettega, teve como tema Ternura e vigor: inspiração à responsabilidade social. Segundo Bettega, precisamos migrar do individual para o coletivo, aceitando as diferenças. “Devemos acreditar na bondade, este é um jeito criativo de viver.

A transformação social é o desafio de um mundo melhor e, para isso, precisamos mudar o coração das pessoas, não podemos agir individualmente”, ressaltou. Na ocasião, o frei destacou o braço social dos Capuchinhos a partir da atuação da Lefan e do Mão Amiga, que hoje compreendem mais de 15 projetos, 145 funcionários e 180 voluntários com mais de cinco mil atendimentos\mês diretos e cerca de 15 mil indiretos. Dentre as ações desenvolvidas citou o cuidado com as crianças e adolescentes, idosos e familiares, visando melhorar a estrutura familiar para não termos tantos problemas sociais amanhã.

 

De acordo com frei Jaime, novas ações são implementadas constantemente junto ao poder público e privado e visam sanar graves problemas sociais. Dentre elas, destaque para “a necessidade de articular uma associação de doadores de sangue onde se tenha um espaço de convivência e vínculos; estamos reunindo protéticos por uma causa – de que o indivíduo tenha o direito de um sorriso sadio e assim conquiste mais autoconfiança para buscar seu lugar na sociedade; além da questão legal para o transporte e destinação dos excedentes de alimentos produzidos nos restaurantes empresariais, que hoje giram em torno de quatro toneladas\dia.

O provincial dos Capuchinhos, frei Cleonir Dalbosco, agradeceu as manifestações de carinho e comentou que em 2016 completará 120 anos da presença capuchinha no RS e SC, seguindo o carisma franciscano de religiosidade e dignidade humana.  “Desta trajetória, surgiu há 107 anos o Jornal Correio Riograndense, estamos presentes há mais de 60 anos na radiodifusão e na Editora São Miguel”, salientou o provincial. A Ordem dos Capuchinhos nasceu na Itália e está presente em 108 países. No Brasil, estão organizados em 10 províncias e duas custódias, totalizando 1.100 frades e 181 atuam no Rio Grande do Sul.

Para as comemorações dos 50 anos da Lefan estão programados eventos durante este ano de 2015 e 2016.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Curia Provincial)

Deixar um comentário