Tamanho do Texto:
A+
A-

Emoção e gratidão marcaram a Formatura do Projeto Pescar Consolação

22/01/2016 - 09h03
Parceira entre Lefan, empresa Ajapar e Projeto Pescar proporcionou formação socioprofissionalizante a 18 jovens em situação de vulnerabilidade social

Tanto a cerimônia religiosa, celebrada na Igreja Imaculada Conceição pelos freis Jaime Bettega e Laércio Duminelli da Luz, como a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Iniciação Profissional em Vendas e Atendimento ao Cliente, foram marcadas pela emoção e gratidão dos 18 jovens da Unidade Projeto Pescar Consolação, na noite de ontem (20.01), no salão paroquial dos Capuchinhos.

O momento foi prestigiado pelos familiares e amigos, os voluntários que participaram da formação dos jovens, de representantes de empresas parceiras e cotistas, de representantes do poder público, do presidente da Fundação Projeto Pescar Edgar Bortolini, do paraninfo Odacyr Bortolozzo e do casal Ademir José e Eda Argenta, diretor e articuladora do projeto, respectivamente.

 

A atividade é uma parceria entre a executora Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados – Lefan, projeto social mantido pela Associação Literária São Boaventura e Editora São Miguel e a pela empresa mantenedora e executora  Ajapar Participações Societárias, ministrada sob a orientação e diretrizes do Projeto Pescar.

Os participantes são inseridos no Programa Jovem Aprendiz, do Ministério do Trabalho, através Fundação Projeto Pescar. O curso contemplou jovens de ambos os sexos (11 moças e sete rapazes) com idade entre 16 e 18 anos. Durante a realização do curso eles receberam salário como jovens aprendizes de 10 empresas parceiras do projeto.

A exigência para a seleção foi de estarem cursando no mínimo o 7º ano ou ter concluído o Ensino Médio; possuir renda familiar de meio salário mínimo por pessoa e morar no bairro Consolação ou proximidades. Deste grupo dois jovens foram contratados com carteira assinada e outra como estagiária. Os demais estão sendo encaminhados para entrevistas de emprego.

 

Os formandos deixaram claro “que não foi apenas um curso, foi um curso de vida”, isso porque além das disciplinas relacionadas à Iniciação Profissional, o grupo teve aulas de Desenvolvimento Pessoal e Cidadania como: Descoberta do Eu, Família, Saúde, Meio Ambiente, Ecologia, Comunicação e Tecnologia, Ambiente de Trabalho e Empreendedorismo.

Além disso, ao longo do ano foram prestados atendimentos especiais em função das necessidades detectados pelos instrutores: Odontológico, Oftalmológico, Psicológico, Fonoaudiologia, Neurologia, Escola de Pais e Atendimento de Famílias. Este acompanhamento proporcionou aos jovens autoconhecimento, segurança, melhora no relacionamento familiar e uma ampla visão do mercado profissional. Jonathan Fortuna Soares, 16 anos, que durante o curso trabalhou em um supermercado, era um dos mais empolgados da turma. “O curso ajudou a me conhecer melhor e a controlar minha ansiedade”, afirma. Para Thais Swaisser de Ramos, 17 anos, que atuou como aprendiz em uma gráfica “foi uma oportunidade de aprender como portar-se diante da vida, entender e respeitar o ponto de vista do outro”.

 

A proposta educativa do projeto Pescar Consolação tem como foco principal oferecer possibilidades efetivas de inclusão social ao jovem  que está socialmente vulnerável, ajudando-o a desenvolver potencialidades e suprir necessidades, encaminhando-o para um primeiro emprego ou estimulando a sua capacidade empreendedora. O diretor do Projeto Pescar Consolação, Ademir José Argenta, ressaltou que “a atividade foi idealizada na crença de que podemos transformar vidas e nossa comunidade, através da criação de oportunidades para jovens em situação de risco e vulnerabilidade social que querem vencer através do próprio trabalho, utilizando suas habilidades e aptidões com os recursos disponibilizados pelo projeto”.

 

Os 20 selecionados para a segunda turma iniciam o curso gratuito em 1º de março. A atividade possui duração de 10 meses e carga horária de 800 horas. As aulas teóricas e práticas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min, no Centro Comunitário Consolação (Rua Dr. Zerbini, 2749). Os jovens receberão vale transporte, refeição, uniforme e os materiais de uso no curso

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Lefan - Legião Franciscana de Asistência aos Necessitados)

Deixar um comentário