Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Vandrigo Zacchi será ordenado diácono

14/06/2018 - 09h00
Após longa caminhada de discernimento e formação, o religioso receberá a Ordem do Diaconato no dia 22 de junho, na Igreja Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, pelas mãos do bispo dom Alessandro Ruffinoni.

Os Freis Capuchinhos da Província Sagrado Coração de Jesus – Rio Grande do Sul, juntamente com a Família de nosso estimado Confrade, com grande alegria, anunciam e convidam todas as pessoas de boa vontade a participar da Ordenação Diaconal de Frei Vandrigo Zacchi.

A celebração será realizada no dia 22 de junho, sexta-feira, às 19h30min, na Igreja Imaculada Conceição (popular Igreja dos Capuchinhos) que está localizada no bairro Rio Branco, Rua General Sampaio, em Caxias do Sul – RS. O ordenante será Dom Alessandro Carmelo Ruffinoni, bispo da Diocese de Caxias do Sul.

Após a celebração haverá uma confraternização no Salão da Igreja dos Capuchinhos. O valor é de R$ 25,00. É necessário adquirir ingresso, quanto antes, na Secretaria Paroquial da Igreja, maiores informações pelo email: [email protected] ou pelo telefone: (54) 3226-2322.

O lema escolhido por Frei Vandrigo, para seu ministério diaconal é: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Lc 9,13). Contamos com a sua presença!

CONHEÇA UM POUCO DA TRAJETÓRIA DE FREI VANDRIGO

Frei Vandrigo Zacchi, nasceu em 1990 na cidade de Clevelândia, no Paraná. A partir de 1993 a sua família começou a residir em Vacaria – RS. Em 1999, com as missões populares na paróquia de Nossa Senhora de Fatima, em Vacaria, houve um despertar para a Vida Religiosa Consagrada Capuchinha.

Então, em 2008, Vandrigo ingressou na fraternidade Nossa Senhora de Fatima em Ipê – RS, na etapa do aspirantado, aonde concluiu o Ensino Médio. No ano seguinte, prosseguindo com a caminhada formativa passou a residir na Fraternidade Sagrado Coração de Jesus em Flores da Cunha – RS, na então etapa da Iniciação, hoje conhecida por Postulado I.

Em 2010, foi residir em Caxias do Sul - RS, na Fraternidade Santa fé, para a etapa do então postulantado, hoje conhecida por Postulado II, para um tempo de 8 meses. Em outubro do mesmo ano, no dia 04, ingressou no Ano Canônico do Noviciado, na Fraternidade São Boaventura em Marau – RS, onde aprofundou os valores franciscanos-capuchinhos, sendo estes a minoridade, a fraternidade, a oração e a missão. Sentindo-se chamado a viver uma “vida de oração” professou os Votos Temporários em 4 de outubro de 2011.

Após passou a residir em Caxias do Sul, novamente na Fraternidade Santa Fé, mas agora na etapa formativa do Pós-noviciado, estudando Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e atuando na pastoral, tendo como formador frei Nilmar Carlos Gatto, que atualmente é ministro provincial dos Capuchinhos do RS.

Em 2014 iniciou os estudos da Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), residindo na Fraternidade Santo Operário, bairro Mathias Velho, em Canoas – RS. No dia 27 de dezembro de 2016 emitiu seus Votos Perpétuos na Paróquia São Pedro, em Garibaldi – RS.

Em 2018 passou a residir novamente na Fraternidade Santa Fé em Caxias do Sul, desempenhando agora as funções de Vice-formador, ou Vice-mestre, e Animador Vocacional permanecendo até o momento presente.

Oração pelas Vocações 

O Papa Francisco nos diz: “As vocações nascem da oração e na oração. E só na oração podem perseverar e dar frutos”. Por isso rezemos:

Jesus, mestre divino, que chamaste os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis, como apóstolos leigos, como diáconos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

No dia 22 de junho caso não seja possível participar da celebração, NÃO SE ESQUEÇA, faça uma especial prece por nosso confrade, frei Vandrigo, na intenção de sua vocação e nova missão como diácono da Igreja. Gratidão! 

Paz e bem!


Saiba mais

O que é o Diaconato e qual sua função na Igreja?

Palavra de origem grega “diáconos”, significa servo, ajudante. É um homem batizado e católico que é chamado pela Igreja e ordenado, por um bispo – que lhe impõe as mãos na cabeça indicando que o diácono estará diretamente ligado a ele e aos demais bispos – para exercer o serviço, ou diaconia, da Palavra de Deus, da Liturgia e da Caridade.

O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. O presbiterato (padres) é o segundo e o episcopado (bispos) é o terceiro. 

É importante ressaltar que existem na Igreja os diáconos transitórios, que são homens que se preparam para ser padres (como é o caso dos seminaristas e alguns religiosos como Frei Vandrigo), porém recebem primeiramente a ordenação diaconal e depois de um tempo atuando no serviço de diaconia recebem o presbiterado, segundo grau do Sacramento da Ordem.  

Há também os diáconos permanentes, que são homens que não estão caminhando rumo ao presbiterato. Estes geralmente são casados há um bom tempo, podendo também ser solteiros, e possuem ativa participação nas atividades da Igreja e vocação para as obras sociais e de caridade. O ritual de ordenação e os serviços são os mesmos para ambos os diáconos: permanentes ou transitórios.

Fonte: Catecismo da Igreja Católica (§ 1554-1578)


No áudio abaixo você poderá escutar a narração desta notícia.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Frat. Santa Maria)

Deixar um comentário