Tamanho do Texto:
A+
A-

VIGÉSIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 30 DE AGOSTO

Publicado por Frei Carlos Raimundo Rockenbach | 25/08/2020 - 09:44

VIGÉSIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 30 DE AGOSTO

VOCAÇÃO DO CATEQUISTA

Seguimento de Jesus Cristo: exigências e consequências

ACOLHIDA
Animador: Irmãos e irmãs, Paz e Bem. Na alegria e no seguimento a Jesus Cristo, celebramos
hoje o dia do Catequista. São muitos homens e mulheres que se dedicam com muita paixão e
zelo pela catequese. Somos agradecidos por todos aqueles que aceitaram o convite de fazer
ecoar a Palavra de Deus nos corações de crianças, adolescentes, jovens e adultos de nossas
comunidades. Com alegria iniciemos nossa celebração, cantando...
ATO PENITENCIAL
Animador: No desejo de celebrar dignamente estes santos mistérios, com humildade e confiança
supliquemos o perdão de Deus.
- Por não termos assumido com paixão o serviço da evangelização e não termos lançado o
suficiente as redes em águas mais profundas. Senhor tende piedade de nós.
- Pela falta de testemunho na vivência e participação mais afetiva e efetiva da vida de
comunidade, Cristo tende piedade de nós
- Por não buscarmos nos atualizar suficientemente para melhor ajudar na formação de nossos
jovens e adolescentes. Senhor tende piedade de nós.
GLÓRIA
Animador: Demos glória a Deus por todo o processo de evangelização realizado pela iniciação a
vida cristã proporcionado por milhares de homens e mulheres que abraçam a causa do
evangelho. Cantemos.
LITURGIA DA PALAVRA
Primeira Leitura: Jr 20,7-9
Segunda Leitura: Rm 12,1-2
Evangelho: Mt 16,21-27
REFLEXÃO
- “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga”.
Somente quem se encontrou com Jesus em pessoa, se encantou por Ele e se apaixonou por seu
Projeto: o Reino de Deus, é capaz de aceitar este convite e abraçar este desafio, e assim dar
sentido à sua vida, e herdar a vida eterna.
- A primeira exigência que nos é feita no seguimento a Jesus, é o esvaziamento de nós mesmos,
de nossas vontades e gostos próprios, de nossos projetos muitas vezes contaminados pela
mentalidade egoísta e consumista do mundo.
- A segunda exigência é tomar a nossa cruz, não fugir das dificuldades e sofrimentos. O
seguimento fiel a Jesus leva à cruz, pois a vivência das atitudes e opções d’Ele vai colocar-nos
em conflito com os poderes contrários ao Evangelho. Carregar a cruz, não é aguentar qualquer
sofrimento passivamente. Se fosse assim, a religião seria masoquismo! Carregar a cruz é viver as
consequências de uma vida coerente com o projeto do Pai, manifestado em Jesus. Segui-Lo não
é tanto fazer o que Jesus fazia, mas o que Ele faria se estivesse aqui hoje. Como Ele foi morto,
não pelo povo, mas por grupos de interesses bem definidos “os anciãos, os chefes dos
sacerdotes e os doutores da Lei” (a elite dominante em termos econômicos, religiosos e
ideológicos), os seus seguidores entrarão em conflito com os grupos que hoje representam os
mesmos interesses. Por isso, sempre haverá a tentação de criarmos um Jesus “light”, suave, sem
grandes exigências, limitado a religião a uma “fé” intimista e individualista, sem implicações na
transformação das relações sociais, políticas e econômicas, na busca de um mundo mais justo
fraterno e igualitário.

- Tenhamos cuidado com aqueles que nos apresentam um Cristo apenas glorioso, sem a mácula
da dor e do sofrimento, um Cristo apenas dos nossos louvores, da Eucaristia que nos conforta,
mas da qual desconhecemos o real significado. Um Jesus mágico, romantizado, passivo diante
das injustiças e perversidades humanas, um Jesus elitizado e alienado que não nos desafia a
uma verdadeira conversão pessoal, pastoral e social, que não nos engaja na luta por uma
sociedade mais justa, por vida e dignidade de todas as pessoas. A própria Cruz é rechaçada cada
vez mais pela corrente anticristã que pretende anular seu valor, esvaziá-la de seu significado,
pensando que a Cruz não pode abrir nem perspectivas nem esperanças. Jesus deixa bem claro
para os seus discípulos para chegar à glória, é preciso passar pela cruz. Não existe glória sem
sofrimento, não existe vitória sem luta. Jesus não buscou o sofrimento por um prazer masoquista,
mas o abraçou como consequência do seu compromisso com vida, e “vida em abundância para
todos”.
- “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga”.
Somente entenderá este convite de Jesus, quem se deixar seduzir por Ele, como nos diz o
profeta Jeremias. Somente uma pessoa apaixonada por Deus é capaz dessa loucura, a loucura
da cruz, como nos diz São Paulo. A verdadeira espiritualidade consiste nessa entrega, de corpo e
alma, como alguém que foi seduzido e se deixou seduzir. Nessa entrega total, não temeremos os
obstáculos, as zombarias, as calúnias, perseguições, calamidades e tudo aquilo que o profeta
enfrentou por causa de Deus e de seu projeto de amor.
PRECES: Depois de cada invocação rezemos. Senhor, escutai a nossa prece.
1) Por todos os catequistas que se dedicam no processo de iniciação a vida cristã promovendo o
desenvolvimento integral dos jovens e adolescentes no caminho de Cristo e sua Igreja, Rezemos.
2) Para que o processo de iniciação a vida cristã ajude os nossos jovens a escutar a voz do
Senhor para optar por uma vocação especifica a serviço da Igreja. Rezemos
4) Para que a comunidade catequética possa ser um espaço de promoção de uma cultura do
diálogo, do amor, da solidariedade e da compaixão, Rezemos.
5) Pelo Papa Francisco, para que possa continuar conduzindo com sabedoria a Igreja no caminho
do seguimento fiel a Jesus Cristo. Rezemos
6) Oração do Catequista. Senhor, tu me chamaste a ser catequista na tua Igreja. Tu me
confiaste a missão de anunciar a tua Palavra, de denunciar o pecado, de testemunhar pela minha
vida os valores do Evangelho. É pesada, Senhor, esta minha responsabilidade. Mas, se me
escolheste, confio na tua graça. Caminhamos juntos, Senhor. Tu, apoiando-me e iluminando-me.
Eu, colocando-me à tua disposição, à disposição da igreja, preparando-me, atualizando-me
sempre mais, para servir melhor ao teu povo. Faze-me teu instrumento para que venha o teu
Reino, Reino de amor e de paz, de fraternidade e justiça, Reino onde tu serás tudo em todos.
Amém.
OFERTÓRIO
Animador: Apresentamos junto do pão e vinho a caminhada da Igreja que nos últimos anos tem
feito um edificante processo de iniciação a vida cristã, pelo empenho dos nossos catequistas e
das comunidades. Cantemos.
COMUNHÃO
Animador: No processo de iniciação a vida cristã, sempre estamos rumo a Cristo que nos dá o
norte da vida que queremos viver. Vamos ao encontro do Cristo vivo que alimenta o nosso ser
cristão. Cantemos.

Sobre o autor
Frei Carlos Raimundo Rockenbach

Frei Capuchinho da Província Sagrado Coração de Jesus, Rio Grande do Sul