Tamanho do Texto:
A+
A-

VIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM - 23 DE AGOSTO

Publicado por Frei Carlos Raimundo Rockenbach | 18/08/2020 - 09:07

VIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM - 23 DE AGOSTO

VOCAÇÃO AOS MINISTÉRIOS LEIGOS

ACOLHIDA
Animador: Paz e bem. Celebramos neste quarto domingo de agosto a vocação dos leigos e
leigas que doam a sua vida em favor da comunidade na diversidade de ministérios e serviços. A
vida de todos nós se faz doação e entrega por que temos a certeza de que somos Amados e
Chamados por Deus a contribuir na edificação do seu Reino. Com alegria iniciemos nossa
celebração, cantando.
 
ATO PENITENCIAL
Animador: Jesus pergunta aos Apóstolos e a nós: Quem sou eu para vocês? Pelas vezes que
não somos capazes de reconhecer Cristo na sua Palavra que liberta e salva, na Eucaristia, Pão
que dá vida ao mundo, nos irmãos e irmãs, especialmente os mais pobres e necessitados,
peçamos perdão cantando.
GLÓRIA
Animador: Glorifiquemos a Deus por tantos leigos e leigas, que generosamente dão seu sim a
Deus e doam-se em favor da Igreja e a humanidade na diversidade de ministérios e serviços,
cantando.
 
LITURGIA DA PALAVRA: 
Primeira Leitura: Is 22,19-23 
Segunda Leitura: Rm 11,33-36 
Evangelho: Mt 16,13-20
REFLEXÃO
- A liturgia deste domingo dedicado à diversidade de serviços e ministérios leigos na Igreja, no
âmbito do mês vocacional, enfatiza o tema da responsabilidade que Deus confia a cada um de
nós. A responsabilidade no seguimento correto e do cuidado com as coisas de Deus.
- Na primeira leitura, o profeta Isaías mostra que será destituído do poder aquele que se desviou
do caminho, que deixou-se corromper e não agiu com justiça em favor dos pobres da terra. Quem
não governa com justiça e é ilegítimo, não merece estar no governo de um povo. Essa situação
descrita pelo profeta é muito atual, quando assistimos tantos desmandos e desrespeito, tanta
corrupção e falcatruas. O mundo, hoje, carece de profetas que denunciem tudo isso e de
lideranças que exerçam seus cargos com justiça, promovendo o direito, a dignidade e a vida de
todo o povo.
- Na segunda leitura, Paulo nos fala da sabedoria de Deus que governa o mundo e o conduz na
mais perfeita harmonia, sem que nenhum ser humano consiga sondar ou penetrar os seus
mistérios e nenhum conselheiro precise orientá-lo ou dar-lhe conselhos. Todo aquele que se
deixa conduzir pela sabedoria divina, contribui com o sonho de Deus que é “vida em abundância
para todos” os seus filhos e filhas.
- Depois da confissão de Pedro, reconhecendo que Jesus “é o Messias, o Filho de Deus vivo”,
Jesus confia a Pedro, e hoje ao nosso Papa Francisco, a liderança da Igreja, corpo vivo e visível
de Jesus Cristo e continuadora de sua missão na história. O critério fundamental para contribuir
na edificação da Igreja como sinal do reino de Deus, é conhecer e se encontrar com Jesus Cristo
em pessoa. Quem não vive a experiência desse encontro, dificilmente se encantará por Jesus e
seu projeto de vida em plenitude para todos, e dificilmente agirá conforme os seus ensinamentos.
Se há tanto desrespeito pela vida, tanta maldade e desamor entre os cristãos, é sinal de que há
muitos que ainda não sabem quem é Jesus. Isto é facilmente perceptível pelas ações, pela
verbalização e incoerência entre a vivência do cristianismo e a fé que muitos professam. É muito
comum ver político corrupto que aprova leis contra e vida, que pisa os direitos do trabalhador
dizer que é cristão; pessoas que não respeitam seus semelhantes, que são preconceituosas,
intolerantes e omissas apresentando-se como cristãos; enfim, há uma gama de supostos cristãos

que desmerecem a imagem de Cristo com seus atos e sua incoerência. Enquanto estivermos
dizendo que Jesus é isso ou aquilo e não chegarmos ao que ele tem de essencial, não seremos
dignos de ter responsabilidades na sua messe. É preciso se comprometer com a vida e a sua
causa, que é, um outro mundo possível, mais justo, fraterno, igualitário. Um mundo sem senhores
e escravos, mas um mundo de irmãos. Esta é a missão de todo cristão, particularmente dos
leigos e leigas, que assumem serviços e ministérios nas comunidades e responsabilidades na
sociedade, que graças a Deus, são incontáveis. Eles são a força com a qual Deus conta para dar
continuidade da missão de Jesus na história. Sua missão vai além da Igreja. Os cristãos são a
alma do mundo. Assim como a alma está no corpo, os cristãos estão no mundo. A alma habita no
corpo, mas não procede do corpo; os cristãos habitam no mundo, mas não pertencem a este
mundo, pertencem ao mundo sonhado e desejado por Deus.

PRECES: Após cada invocação, rezemos. Senhor abençoai a nossa vida e missão. 
1) Por todos os batizados para que ouçam o chamado do Senhor e respondam com generosidade
através dos serviços e ministérios em nossas comunidades, sendo sinais de santidade na Igreja e
no mundo. Rezemos
2) Por todos os leigos e leigas engajados de nossas comunidades para que possam ter força e
coragem de continuar sendo sal da terra e luz no mundo, Rezemos.
3) Por todas as pastorais e serviços existentes nas nossas comunidades, para que nunca faltem
pessoas para levar adiante esta missão. Rezemos
4) Rezemos pelos nossos pastores para que continuem possibilitando o protagonismo da vocação
laical dentro da comunidade em vista de uma Igreja samaritana, Rezemos.
5) Oração Vocacional: Jesus, mestre divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e
continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai
forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, religiosos e religiosas,
para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém. 
OFERTÓRIO
Animador: Junto ao pão e vinho que se tornarão sustento da caminhada e dos serviços de nossa
comunidade, depositamos a disponibilidade e empenho de tantos leigos e leigas que colocam a
sua vida a serviço do reino. Cantemos.
  
COMUNHÃO
Animador: Após vivenciarmos esta liturgia e respondido a pergunta: que dizeis que eu sou?
Vamos ao encontro do Messias, o Filho do Deus Vivo, razão do nosso ser comunidade.
Cantemos.

Sobre o autor
Frei Carlos Raimundo Rockenbach

Frei Capuchinho da Província Sagrado Coração de Jesus, Rio Grande do Sul