Tamanho do Texto:
A+
A-

DÉCIMO SÉTIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 26/07/2020

Publicado por Frei Carlos Raimundo Rockenbach | 21/07/2020 - 10:28

DÉCIMO SÉTIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 26/07/2020
Onde está teu tesouro, aí está o teu coração.

ACOLHIDA
Animador: Irmãos e irmãs na fé em Cristo Jesus, vos saudamos com terna alegria: Paz e Bem. A
liturgia de hoje nos convida a buscar o mais precioso tesouro: o Reino de Deus. E nos certifica
que a verdadeira inteligência e sabedoria consistem na adesão aos valores do Reino. Neste dia
em que celebramos São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus Cristo, queremos unir o nosso
coração em prece por todos os avós. Iniciemos nossa celebração, cantando.
ATO PENITENCIAL
Animador: Pelas vezes que empenhamos nossa vida na busca obstinada dos tesouros que
perecem, que a traça e a ferrugem corroem e consomem, e deixamos de buscar o verdadeiro
tesouro, que é o Reino de Deus, sua justiça, paz, solidariedade, misericórdia e amor...
supliquemos o perdão de Deus, cantando.
GLÓRIA
Animador: Glorifiquemos a Deus pelo tesouro do seu amor incondicional por nós, seus filhos e
filhas, cantando.
LITURGIA DA PALAVRA
Primeira Leitura: 1Rs 3,5.7-12
Segunda Leitura: Rm 8,28-30.
Evangelho: Mt 13,44-52.
REFLEXÃO
- Durante toda a nossa vida buscamos coisas que consideramos valiosas, importantes. Algumas
delas acabam por tomar boa parte de nosso tempo. São as que precisamos para sobreviver.
Outras são necessidades criadas para satisfazer nosso ego consumista. As necessidades
determinam os valores e os valores determinam a nossa vida e o nosso comportamento, nossa
maneira de ser e de agir em relação a eles e às pessoas. O problema é saber distinguir o que é
verdadeiramente valor diante de tantas coisas e situações que nos são apresentadas. Exige de
nós sabedoria. Discernir entre o bem e o mal, entre o essencial - indispensável e o supérfluo, nem
sempre é fácil, seja por causa de nossa pouca fé e pouco envolvimento religioso, ou mesmo por
termos um coração insensível, dominado e materializado pela ânsia de consumir.
- Salomão foi tido como um dos reis mais sábios que a história que Israel produziu. O texto deste
final de semana nos traz uma das mais belas orações de Salomão. Ele, dentre tantas opções,
pede a sabedoria para praticar a justiça, e um coração que pudesse discernir entre o bem e o
mal. Pediu o essencial, o mais nobre, o valor supremo. Quais seriam os pedidos que nós iríamos
fazer a Deus se ele aparecesse diante de nós com a proposta que fez a Salomão? Mesmo sendo
tão jovem e cheio de sonhos, Salomão não pediu nada de supérfluo. Não pediu os valores
clássicos que toda pessoa pediria, como, riquezas, poder, saúde, vida longa, ou a morte dos seus
inimigos. Quando pedimos e agimos com sabedoria, tudo contribui para o bem das pessoas,
daqueles que amam a Deus, como nos diz São Paulo, tornando-nos, verdadeiramente filhos de
Deus em Jesus Cristo, destacando-nos dentre os demais, como os peixes bons que são
colocados nos cestos, conforme mostra a terceira parábola do evangelho de hoje.
- As duas primeiras parábolas do Evangelho deste final de semana, mostram que o Reino de
Deus é uma realidade escondida, porém de grande valor e importância vital. O tesouro e a pérola
são tão preciosos, que vale a pena, para conquista-los, tomar novas atitudes, arriscadas e
custosas. Esta conquista vem acompanhada de imensa alegria, a verdadeira alegria de quem
encontra Deus. Quem o descobriu experimenta mudanças radicais em seu comportamento,
desfazendo-se de supostos valores, considerados antes importantes. Tudo passa a ser relativo
na sua vida, e suas ações se voltam para este valor supremo.

- Para isso, porém, é preciso discernimento e sabedoria. Que em nossas orações possamos, a
exemplo de Salomão, pedir que Deus nos dê o discernimento entre o bem e o mal, entre o que
verdadeiramente é valor e o que é falso, enganador e supérfluo.

PRECES DA COMUNIDADE
Animador: Façamos nossas preces e após cada uma digamos: Senhor, venha a nós o Vosso
reino!
1 - Senhor, olhai pelo nosso querido Papa Francisco, para que guiado pela sabedoria que vem do
alto, continue conduzindo a Igreja e a humanidade na busca do bem maior, que é o Reino de
Deus, pedimos.
2 - Senhor, concedei-nos o dom da sabedoria para que saibamos distinguir e rejeitar os falsos
tesouros e buscar os tesouros do Reino de Deus que permanecem para sempre, pedimos.
3 - Senhor, olhai por todos os que se doam com alegria em tantas ações de gratuidade, bondade
e amor, neste tempo de pandemia, sendo neste mundo sinais da presença de Deus, pedimos.
4 - Senhor, olhai por todos os avós, particularmente os que são esquecidos e abandonados, que
São Joaquim e Santa Ana, intercedam por eles junto a seu neto Jesus Cristo, pedimos.
OFERTÓRIO
Animador: Ao Senhor oferecemos todo bem e todos os gestos que promovem o Reino de Deus e
sua justiça aqui na Terra. Cantemos.
COMUNHÃO
Animador: A Eucaristia é o alimento que nos fortalece na fé e na certeza de que vale a pena
buscar primeiro o Reino de Deus, o bem maior. Cantemos.

Sobre o autor
Frei Carlos Raimundo Rockenbach

Frei Capuchinho da Província Sagrado Coração de Jesus, Rio Grande do Sul