Tamanho do Texto:
A+
A-

DÉCIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM

Publicado por Frei Carlos Raimundo Rockenbach | 17/06/2020 - 09:06

DÉCIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM

21 de junho de 2020

ACOLHIDA
Animador: Irmãos e irmãs em Cristo, Paz e Bem! Na liturgia de hoje Jesus nos convida a
vivermos nossa missão com audácia, amor e coragem. Ele nos exorta a testemunhá-lo diante dos
homens, assim como ele dá testemunho de nós diante de Deus. Hoje, a Igreja celebra o Dia
Nacional do Migrante. Que tenhamos as portas e o coração aberto e acolhedor a quem busca
vida, dignidade e esperança. Iniciemos nossa celebração cantando.
ATO PENITENCIAL
Animador: Os que são fiéis a Deus e ao povo em sua missão, sofrem pressão e perseguições.
Deus, porém, nunca abandona a quem escolheu e manifesta sempre sua misericórdia e
compaixão. Confiantes, peçamos perdão a Deus.
- Pelas vezes que não assumimos a nossa missão por medo das dificuldades que podemos
encontrar. Senhor tende piedade de nós!
- Pelas vezes que criticamos aqueles que servem e se doam em favor da comunidade, Cristo
tende piedade de nós!
- Pelas vezes temos vergonha de dar testemunho de sermos seguidores de Jesus. Senhor
tende piedade de nós!
HINO DO GLORIA
Animador: Neste mês de junho celebramos vários e grandes santos. Demos glórias a Deus por
estes que em nossa missão são exemplo e inspiração, cantando.
LITURGIA DA PALAVRA
Animador: O profeta fala da confiança daqueles que acreditam em Deus e em sua misericórdia.
Deus nunca nos abandona e Jesus garante que será nosso defensor junto ao Pai se com
coragem dermos testemunho de seu Reino. Ouçamos com atenção.
Primeira Leitura: Jr 20,10-13
Segunda Leitura: Rm 5,12-15
Evangelho: Mt 10,26-33
REFLEXÃO: Depois de seu veemente desabafo de profeta perseguido, Jeremias manifesta um
misto de desconforto e de esperança, pois, embora tenha diante dele os projetos maldosos
maquinados pelos perversos e corruptos que se sentem incomodados com as denúncias
corajosas das mulheres e homens de Deus, o profeta não deixa de confiar no Senhor. Ele tem
certeza de que é Deus quem prova o homem justo e vê os sentimentos do coração. Por isso,
canta e louva a Deus que o livrou das mãos dos maus. Todos nós, pelo batismo recebemos a
missão profética e somos chamados a dar testemunho e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.
Assim como no tempo de profeta Jeremias, hoje há também muitas pessoas que não estão
interessados com o projeto e o sonho de Deus, criticam, caluniam, perseguem os que buscam
fazer o bem e não expressam nenhum gesto de colaboração. Mas uma coisa é certa: Deus está
sempre do lado de quem é fiel a Ele. Ele nunca abandona quem se coloca a serviço dele e do
povo.
Jesus ao enviar os apóstolos em missão lhes deu esta garantia: “nada há de encoberto
que não seja revelado”, ou seja, a mentira, as “Fake News” tem perna curta, a falsidade e a
manipulação dos poderosos e maus, mais dia, menos dia, virá à tona, por mais que tentem
esconder e abafar. Jesus nos encoraja na árdua missão, não devemos temer nada, nem o próprio
martírio. Os maus, perversos e prepotentes podem matar até o corpo, mas não matarão a alma e
a cauda da justiça do reino de Deus. Jesus deixa isto muito claro quando ele diz: Todo aquele
que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante
do meu Pai que está nos céus.
Junho é o mês das festas populares de inspiração religiosa: Santo Antônio, São João
Batista, São Pedro e São Paulo, e neste domingo, São Luís Gonzaga. São festas que não deixam
morrer costumes e tradições do passado: danças, músicas, trajes e comidas típicas. As festas
juninas são festas com amigos. Na família, na rua, na comunidade. Santo Antônio. São João e
São Pedro e São Paulo, estão presentes nelas como traço de união entre amigos na comunhão
da nossa fé e na participação da mesma luta por uma convivência mais fraterna entre os homens.
Mesmo, vivendo estes tempos difíceis de pandemia e por isso, estando impossibilitados de nos

encontrar para festejar, não podemos perder a esperança, fruto da solidariedade, do amor, que
proporciona a verdadeira alegria. A alegria, marca das festas populares, é também uma virtude
cristã, pois Deus quer filhos felizes e alegres, mesmo em meio a tantas dificuldades pelas quais
passa nosso povo. Por isso São Paulo insistia: "Alegrai-vos, mais uma vez exorto, alegrai-vos!"
Que as nossas comunidades saibam valorizar as festas juninas como serviço à fraternidade e
como manifestação autêntica da verdadeira alegria.
PRECES DA COMUNIDADE
Animador: Irmãos e irmãs, elevemos a Deus, fonte de todo o bem, as nossas preces. Juntos
peçamos: Vinde em nosso auxilio, Senhor!
1 – Pelo Papa Francisco, bispos e todas as lideranças de nossas comunidades, para que vivam
com coragem e alegria a sua missão na Igreja e no mundo, rezemos.
2 – Pelos que são perseguidos por causa da justiça, para que não se intimidem diante das
ameaças dos, calúnias e perseguições, mas sempre confiem em Deus, rezemos.
3 – Por todos nós, para que, movidos pelo sentimento de compaixão, nos importemos com os
necessitados, enfermos e migrantes, rezemos.
4 – Para que expressemos nossa devoção aos Santos que celebramos neste mês, tendo-os
como inspiração e modelos de fidelidade a Jesus Cristo, rezemos.
PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS
Animador: Oferecemos a Deus, junto com o Pão e o vinho, a nossa vocação e missão profética e
a alegria de sermos Discípulos Missionários de Jesus. Cantemos.
COMUNHÃO
Animador: A Eucaristia é o alimento e que nos fortalece e acende em nós a chama de sermos
profetas, discípulos e missionários de Jesus Cristo. Participemos com alegria da mesa do Senhor,
cantando.

Sobre o autor
Frei Carlos Raimundo Rockenbach

Frei Capuchinho da Província Sagrado Coração de Jesus, Rio Grande do Sul