Tamanho do Texto:
A+
A-

Encontro Vocacional Regional (DF, GO e TO)

20/09/2015 - 16h38
Entre os dias 18 e 20 de setembro, jovens conheceram a vida dos frades através de partilhas.

O encontro iniciou na sexta-feira (18) com um jantar de acolhida e em seguida uma dinâmica de entrosamento e apresentação dos candidatos.

Apresentando o que é vocação, que é um chamado de Deus para cada um. O noviço, Frei Rui Apoliano, OFMCap. apresentou aos jovens a centralidade de toda vocação através da Hora Santa Franciscana, que é um momento de entrega do dom da vida ao Cristo Eucarístico.

Cristo Eucarístico é um dos três pontos do tripé franciscano. São Francisco sempre teve no Cristo Eucarístico o cume de sua vocação e convida a cada um para sempre retornar a esta fonte de pureza que enriquece a vida-missão.

Frei Rubens Nunes, OFMCap. levou os candidatos a refletir sobre o tema: “Vocação na Igreja: ministério, vida consagrada, sacerdócio, ministérios leigos –serviço, compromisso com o povo”. Trazendo presente a vida e missão de cada um no dia a dia. Ajudando a entender o processo do chamado de Deus e a resposta pessoal diante do mundo.

A tarde do sábado foi um momento lúdico, começando com o filme: “São Francisco de Assis” seguido de um lazer para descontração.

No domingo de manhã, Frei Jussie, OFMCap. a partir do tema: “Vocação Franciscano-Capuchinha: São Francisco e sua vocação, seu contexto, biografia, movimento franciscano ontem e hoje”. Mostrou aos candidatos, a vocação de Francisco, seu jeito de ser no mundo. Os jovens partilharam suas visões sobre São Francisco e com este contexto o frei apresentou o jeito Franciscano-Capuchinho de ser e sua forma de vida, a saber, viver o santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo em Obediência, sem nada de própria e em Castidade.

Ver a alegria no rosto de cada jovem ao termino do encontro, motiva a cada frade que participou e recorda que nosso jeito de ser ainda encanta a muitos.

 

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.
                                              ​São Francisco de Assis

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Reinaldo dos Santos Pereira (Fraternidade Santo Antônio - Goiânia-GO)

Deixar um comentário