Tamanho do Texto:
A+
A-

Missão em Lacerdópolis

28/08/2018 - 00h08

Com muita alegria nós missionários retornamos de mais uma missão. Desta vez a missão aconteceu em Lacerdópolis, na Paróquia São Francisco das Chagas. No Passado, Lacerdópolis se chamava Barra Fria, e pertencia ao município de Campos Novos, um povoado grande que tomava as margens direita e esquerda do Rio do Peixe. A direita estava a capela São Francisco das Chagas e na esquerda a capela Nossa Senhora das Dores. Em 1955, um acordo entre os municípios de Campos Novos e Capinzal, o lado direito do Rio do Peixe, passa a pertencer a Capinzal. Em 1961, passa a ser Distrito de Capinzal e recebe o nome de Lacerdópolis, em homenagem ao governador do estado Jorge Lacerda. Em 11 de novembro de 1966, se tornou município se emancipando do município de Ouro. O lado esquerdo de Barra Fria, ainda continua com o mesmo nome, era onde estava a estação ferroviária, e com o fechamento da mesma e de algumas empresas que estava no local, Barra Fria não veio a se desenvolver como aconteceu com sua irmã Lacerdópolis. Barra Fria, hoje, é distrito de Erval Velho, e contem apenas algumas famílias. E, o que no passado era paróquia Nossa Senhora das Dores, com o tempo tornou a ser capela e pertence a paróquia de Lacerdópolis.

As missões aconteceram dos dias 11 a 26 de agosto. Missionamos em 13 comunidades. A população de Lacerdópolis não passa de 2300 habitantes, somando a população das capelas que estão em outros municípios a paróquia de São Francisco das Chagas beira os 2500 habitantes. As comunidades, com exceção da matriz, são todas no interior e pequenas. A maior São Roque tem pouco mais de 70 famílias. Um povo que vive da agricultura, aviários e chiqueirões de suínos. Poucas crianças, adolescentes e jovens. Muitos jovens morando em outros lugares.

O pároco Pe. Marcos Roberto Medeiros está à frente da pastoral paroquial a quase 3 anos. Aos poucos está organizando a pastoral desta paróquia. As missões aconteceram num momento certo. Em quase todas as comunidades houve boa participação. Com exceção da comunidade de Barra Fria. Os fiéis responderam ao chamado para as missões. Foram organizados 5 grupos de jovens.

Dia 25 aconteceu a tarde uma formação para as lideranças e grande parte das lideranças participaram. No mesmo dia a noite foi a missa e encontro com os jovens. A igreja matriz estava repleta de jovens e pais que vieram participar.

A missa de encerramento aconteceu dia 26 as 09h e contou grande participação dos fiéis, embora estivesse frio muitos saíram cedo de suas casas para estar participando do encerramento. A presidência da missa ficou por conta de Dom Frei Mário Marques, que sempre faz questão de estar conosco quando estamos em sua diocese. Obrigado aos irmãos que rezam e torcem pelas missões

Paz e Bem!

Frei João Paulo Cândido

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Kleber Moresco (Fraternidade Nossa Senhora de Fátima)

Deixar um comentário