Tamanho do Texto:
A+
A-

O homem e sua relação com ecologia

Publicado por Tiago Miranda da Silva | 05/10/2018 - 13:13

Segundo a “Laudato Si” a ecologia é o cuidado que preserva: a natureza, a humanidade e tudo o que é relacionado a vida. Usando alguns conceitos da regra não Bulada, Francisco expressa sua vontade de fazer o bem de forma desinteressada. Relata-se nesta passagem que os irmãos deveriam pregar o evangelho tanto aos sarracenos quanto aos infiéis.  E assim como o pobre de Assis em sua época tinha esta concepção, devemos também como bons seres humanos olhar o mundo da mesma forma, bons exemplos devem ser praticados e não apresentados apenas em forma de discurso.

A partir do nosso carisma precisamos levar o bem a todas as criaturas, sendo sinais de luz para o mundo, dando exemplo de cuidado e fraternidade, pois a transformação do mundo depende do processo de conversão pessoal. A vida humana é um processo de amadurecimento que culmina na antecipação escatológica.

A vontade do Senhor é ver seus filhos e suas criaturas unidos em harmonia. Por isso a missão de todo cristão é ser sal e luz no mundo, mostrando que a transformação não é um processo externo, mas sim, uma convicção interior, capaz de transformar a realidade, conferindo a ela sabor e brilho renovados.

A humanidade e a natureza não são distintas, são elementos que compõe o nosso mundo. Dentro do funcionamento do planeta há a relação de interdependência entre os seres. Assim como um corpo, embora seja um, contém vários membros diferentes com diversas finalidades - e como seres vivos somos também membros da casa comum, pensada por Deus para ser o Mundo. A vida de cada pequeno ser compreende uma parte importante no plano de Deus.

Frei Mauro Jöhri assim comenta: “[Papa Francisco] tem chamado a nossa atenção as consequências irreparáveis de uma exploração descontrolada da criação. Uma aproximação responsável dos bens da criação também está relacionada com o compromisso profundo com a paz e a justiça no mundo” (Manual JPIC – CCB). Temos então o dever de cuidar e zelar com amor da nossa casa comum, pois não apenas habitamos nela, somos parte dela.

Sobre o autor
Tiago Miranda da Silva

Formando capuchinho da província São Lourenço de Brindes (PR-SC)