Tamanho do Texto:
A+
A-

Unidade Projeto Pescar Consolação forma a segunda turma

09/12/2016 - 08h02
Formação socioprofissionalizante contemplou 18 jovens em situação de vulnerabilidade social

A Unidade Projeto Pescar Consolação realizará a formatura da segunda turma do Curso de Iniciação Profissional em Vendas e Atendimento ao Cliente. No dia 14 de dezembro, às 18h30min, será celebrada a missa na Paróquia Imaculada Conceição (Capuchinhos), para os 18 formandos, pais, amigos, professores, voluntários e representantes das empresas parceiras. No dia seguinte (15), às 19h, na sede da Afucap (Rua General Mallet, 100 – Bairro Rio Branco), ocorre a cerimônia de formatura, com a presença do paraninfo, o sócio fundador da empresa Frama, Francisco Antônio Maffei e do casal Ademir José e Eda Argenta, dirigente e articuladora do projeto, respectivamente.

O curso contemplou jovens de ambos os sexos (09 moças e 09 rapazes) com idade entre 16 e 18 anos. Além das disciplinas relacionadas à Iniciação Profissional, o grupo teve aulas de Desenvolvimento Pessoal e Cidadania como: Descoberta do Eu, Família, Saúde, Meio Ambiente, Ecologia, Comunicação e Tecnologia, Ambiente de Trabalho e Empreendedorismo. Além disso, ao longo do ano foram prestados atendimentos especiais em função das necessidades detectados pelos instrutores: Odontológico, Oftalmológico, Psicológico, Psiquiátrico, Escola de Pais e Atendimento de Famílias. Este acompanhamento proporcionou aos jovens autoconhecimento, segurança, melhora no relacionamento familiar e uma ampla visão do mercado profissional.

Os participantes são inseridos no Programa Jovem Aprendiz, do Ministério do Trabalho, através Fundação Projeto Pescar. A proposta socioeducativa do projeto Pescar Consolação tem como foco principal oferecer possibilidades efetivas de inclusão social ao jovem que está socialmente vulnerável, ajudando-o a desenvolver potencialidades e suprir necessidades, encaminhando-o para um primeiro emprego ou estimulando a sua capacidade empreendedora. Durante a realização do curso receberam salário como jovens aprendizes de 10 empresas cotizadoras e parceiras do projeto e agora estão sendo encaminhados para entrevistas de emprego, sendo que sete jovens já estão com propostas de empregos.

Em janeiro, foi realizada a primeira formatura do Projeto Pescar Consolação, com 18 jovens, sendo que 15 foram inseridos ao mercado de trabalho como contratados ou estagiários. Mais 21 jovens foram selecionados para participar da terceira edição do curso gratuito, as aulas iniciam no dia 13 de fevereiro de 2017.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Daniele Mazzuchini (Lefan - Sede)

Deixar um comentário