Tamanho do Texto:
A+
A-

XVI Seminário de Prevenção ao HIV

26/10/2018 - 18h18
Igreja Católica promoveu Seminário em Porto Alegre

Interessada em discutir a temática em torno do vírus HIV, a Pastoral da Aids da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realizou o XVI Seminário de Prevenção ao HIV, de 19 a 21 de outubro de 2018, em Porto Alegre (RS), com o lema: "O cuidado pode ir sempre além". A abertura ocorreu na sexta-feira, dia 19, às 14h, no auditório Dom Helder Câmara, da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade, com a presença dos Bispos Dom Eugene Rixen, bispo de Goiás-GO e presidente nacional da Pastoral da Aids, e Dom Ricardo Hoerpes, bispo de Rio Grande e referencial da Pastoral da Aids do Regional Sul 3. Além dos representantes da Igreja estavam presentes representantes do Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além dos movimentos de luta contra a Aids.

Participaram do Seminário 100 agentes da Pastoral da Aids de 21 estados, coordenadores diocesanos ou regionais que estão atuando em seus municípios no campo da informação, orientação da população para a prevenção ao HIV/Aids.

O Seminário analisou, com auxilio de profissionais qualificados, a realidade atual da epidemia do HIV, suas tendências, desafios e estabeleceu metas e propostas de ações que servirão para seu enfrentamento, sobretudo no campo do “tratamento como prevenção”. Também realizou discussões à respeito do combate ao estigma e à discriminação, uma das ações prioritárias da Pastoral da Aids. Além disso, o evento incentivou a participação dos agentes da Pastoral da Aids a atuarem em parceria com os programas locais de IST/Aids, com as comissões, fóruns e outras pastorais em vista de garantir que o direito da população à saúde, sobretudo as mais vulneráveis, seja garantido.

O evento contou com a assessoria de palestrantes, como o Dr. Juan Carlos Raxach, assessor de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA); Rubens Duda, assessor da Coordenação Municipal de DST/Aids da Prefeitura de São Paulo e de Dom Eugênio Rixen.

O participantes elaboraram uma Carta com os comprometimentos do Seminário. CLIQUE AQUI para ler a Carta.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Luciano Lampert (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)

Deixar um comentário