Tamanho do Texto:
A+
A-

Grupo de jovens Gurizada de Francisco realiza vivência sobre práticas ecológicas

19/10/2019 - 22h37
A atividade coordenada pelos próprios jovens contou com uma reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente e uma vivência prática sobre compostagem orgânica

O grupo de jovens Gurizada de Francisco, da Paróquia São José, em Pelotas, RS, realizou neste sábado, 19, uma atividade sobre o cuidado com o meio ambiente e sobre o correto modo de reaproveitar os resíduos orgânicos para o cultivo da terra.

A formação, coordenada pela jovem Lavínia Santos, que frequenta o grupo Gurizada de Francisco, contou com dois momentos: primeiro os jovens refletiram sobre a dimensão ecológica do carisma franciscano e como São Francisco de Assis chegou a se tornar o santo patrono da ecologia. Foi também momento de aprender mais sobre algumas boas práticas de cuidado com a casa comum, como o correto descarte do lixo que é produzido em casa, por exemplo. Os resíduos orgânicos, como restos de comida, cascas de frutas e outros elementos podem servir como adubo para a terra. Por isso, após uma breve explicação sobre como fazer uso do lixo orgânico na adubação da terra, os jovens tiveram a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

O segundo momento da atividade consistiu, portanto, em preparar um pequeno canteiro de terra, fazendo a compostagem com resíduos orgânicos para plantar sementes de bergamoteiras. Divididos em quatro grupos, cada grupo preparou seu próprio canteiro, com auxílio da jovem Lavínia, que os ajudou na parte prática, com dicas e o passo-a-passo. 

A vivência tem por finalidade aproximar os jovens do carisma franciscano, educando para o respeito e cuidado com a casa comum. 

[Veja na galeria algumas fotos da atividade].

Para conhecer mais sobre o grupo de jovens Gurizada de Francisco, clique aqui.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Renan Jorge Espíndola (Frat. São José (Pelotas))

Deixar um comentário