Tamanho do Texto:
A+
A-

VIGÉSIMO QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM 20 de setembro de 2020

Publicado por Frei Carlos Raimundo Rockenbach | 15/09/2020 - 09:28

VIGÉSIMO QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM

20 de setembro de 2020

“Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11)

ACOLHIDA
Animador: Irmãos e irmãs, em Cristo, Paz e Bem! A liturgia de hoje ressalta a justiça e a
misericórdia que Deus tem para conosco. O amor e a generosidade de Deus, ultrapassa em
muito os critérios humanos. Busquemos o Senhor enquanto pode ser achado, e como Ele, somos
convidados a abrir nossas mãos e o nosso coração para os irmãos e irmãs. Iniciemos nossa
celebração, cantando.
ATO PENITENCIAL
Animador: “Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto suas maquinações; volte para o
Senhor que terá piedade. Ele é generoso no perdão”.
- Pelas vezes que não valorizamos a Bíblia, fazendo dela um mero ornamento em nossa casa,
Senhor, tende piedade de nós.
- Pelas vezes que escutamos a Palavra de Deus, mas fechamos nosso coração e nossas mãos
às necessidades dos irmãos e irmãs, Cristo, tende piedade de nós.
- Pelas vezes que pensamos e agimos de acordo com a mentalidade perversa deste mundo,
Senhor, tende piedade de nós.
HINO DO GLÓRIA
Animador: Glorifiquemos a Deus que não se deixa vencer em generosidade, amor e gratuidade,
cantando.
LITURGIA DA PALAVRA
1ª Leitura: Is 55,6-9
2ª Leitura: Fl 1,20c-24.27a
Evangelho: Mt 20,1-16a
REFLEXÃO
Na liturgia Jesus evoca a realidade sofrida dos trabalhadores de seu tempo e dos
trabalhadores de nosso tempo, particularmente, aqui em nosso Brasil. O Evangelho de hoje nos
leva a pensar no trabalho, na oportunidade de emprego, no sustento da família e na vida digna de
todos. Angustia o coração humano e sensível, muito mais à consciência dos cristãos, a multidão
de desempregados, as pessoas que passam fome, a falta de moradias dignas, as injustiças
sociais, e de outro lado, a corrupção perversa e desmedida, a justiça seletiva e a impunidade, o
número de pessoas privilegiadas, ricas e poderosas que pouco se importam com os que não tem
pão, casa e emprego. É uma divisão complexa e fere profundamente o coração humano.
O profeta Isaías nos mostra que o Senhor tem um modo de planejar e agir diferente do
nosso. A perspectiva da humanidade está rente ao chão, mas o plano e o pensamento de Deus
vão muito além. Os nossos caminhos não são os caminhos de Deus. O caminho de Deus é cheio
de ternura e é pródigo em perdoar. “O Senhor é grande, merece louvor, por sua imensa
misericórdia, paciência, compaixão, bondade e justiça. A sua ternura abraça toda criatura”, reza o
salmo de hoje. A lógica de Deus é a lógica do amor que sempre acha um jeito de nos dar mais do
que merecemos. O discípulo missionário do Senhor, da mesma forma, deve estar disposto a abrir
as mãos para os irmãos, partilhar os dons e a vida, especialmente, com os mais carentes,
excluídos e descartados, vítimas deste sistema perverso que mata.
Mateus nos conta a parábola da videira, que é a imagem tradicional de Israel. A parábola
revela a situação de desemprego existente na Palestina no tempo de Jesus. A jornada costumava
ser de sol a sol e era paga diariamente. Os últimos são pessoas necessitadas, sem trabalho e
sem salário. Com esta parábola, Jesus nos mostra como é Deus: Pai bondoso que age além da
justiça, da compreensão e dos critérios humanos. Não nos “paga” de acordo com os nossos
merecimentos. Para ele, o importante é que todos tenham o necessário para viver dignamente e
felizes. Na justiça do Reino de Deus, não há lugar para discriminações. O trabalhador que

reclama da injustiça do “patrão” orienta-se pelos direitos e méritos que geram inveja, mesquinhez
e desigualdade. A real justiça baseia-se na necessidade pessoal e na generosidade do “patrão”.
Deus não é injusto ao ser generoso. A bondade de Deus ultrapassa os critérios humanos.
Sejamos agradecidos pela generosidade incondicional de Deus, e aprendamos a partilhar
com generosidade e alegria o que, de graça, dele recebemos, para que assim “todos tenham
vida, e a tenham em abundância.
PRECES DA COMUNIDADE
Animador: “O Senhor está perto da pessoa que o invoca”. Animados ela palavra do salmista,
apresentemos ao Senhor as nossas preces, rezando: Lembrai-vos, Senhor, do vosso povo!
1 – Por toda a Igreja, para que fiel à Palavra de Deus, testemunhe a generosidade e a gratuidade
estendendo as mãos a todos, particularmente aos necessitados, rezemos.
2 – Por todos os desempregados e os que estão no trabalho informal, para que sejam valorizados
e respeitados em seus direitos e em sua dignidade, rezemos.
3 – Para que iluminados pelo agir de Deus, superemos a mentalidade humana que gera
desigualdade e discriminação e vivamos a misericórdia e a partilha, rezemos.
4 – Por todos os enfermos, para que sintam a compaixão de Deus no amor e na doação dos que
se dedicam na cura e no alívio dos sofrimentos, rezemos.
OFERTÓRIO
Animador: A oferta que mais agrada a Deus é vivermos relações justas uns com os outros. Junto
com o pão e o vinho ofereçamos os gestos de solidariedade, todo o empenho pela justiça e vida
para todos, cantando.
COMUNHÃO
Animador: “Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus”. Já nos
alimentamos na Mesa da Palavra. Agora, com alegria, dirijamo-nos a Mesa do Pão da vida,
cantando.

Sobre o autor
Frei Carlos Raimundo Rockenbach

Frei Capuchinho da Província Sagrado Coração de Jesus, Rio Grande do Sul