Tamanho do Texto:
A+
A-

QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA – 10 de maio de 2020

Publicado por Frei Carlos Raimundo Rockenbach | 07/05/2020 - 00:06

 

QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA – 10 de maio de 2020
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

ACOLHIDA
Animador: Queridos irmãos e irmãs em Cristo, Paz e Bem. Dispostos a viver como fiéis
servidores da comunidade e do Reino, reunimo-nos para oferecer, por meio de Cristo, um
sacrifício agradável a Deus. Em comunhão com todas as mães, neste seu dia, celebramos o
Ressuscitado, que se apresenta como o Caminho que conduz ao Pai, a Verdade que liberta e
salva, e a Vida que se doa sem reservas a toda a humanidade. Iniciemos nossa celebração,
cantando.
ATO PENITENCIAL
Animador: Existem muitas situações em nossa vida que perturbam nosso coração. Só Deus,
com seu amor e misericórdia pode serená-lo. Após cada súplica cantemos: Misericórdia, nosso
Deus, perdão. Misericórdia, tende compaixão.
- Pelas vezes que desconhecemos Jesus como único Caminho, ignoramos a Verdade do
Evangelho, seguindo falsas doutrinas, tomando caminhos equivocados, cantemos...
- Pelas vezes que, por acomodação, não colocamos nossos dons a serviço da comunidade, na
diversidade de ministérios e pastorais, cantemos...
- Pelas vezes que nossa devoção a Maria não nos leva a seguir seu exemplo de total fidelidade
aos planos de Deus e no serviço aos mais necessitados, cantemos...
HINO DO GLÓRIA
Animador: Glorifiquemos aquele que é o único Caminho que nos leva ao Pai, a única Verdade
que liberta e a única fonte da verdadeira Vida, cantando...
LITURGIA DA PALAVRA
1ª Leitura: At 6,1-7 
2ª Leitura: 1Pd 2,4-9
Evangelho: Jo 14,1-12
REFLEXÃO
Estamos no quinto domingo da Páscoa. No domingo passado, Jesus se apresentou a nós
como a “porta das ovelhas” e o “Bom Pastor”. Neste domingo, ele se apresenta como o
“Caminho, a Verdade e a Vida”, e nos diz que ninguém vai ao Pai se não for por Ele, a única
porta, o único Caminho. Isto nos mostra que nossa vida não se resume a uma doutrina, a uma
religião, ou a uma igreja, mas a uma maneira de ser, uma forma de agir, um estilo de vida, um
seguir e um assemelhar-se a Jesus. A expressão de Jesus, “caminho, verdade e vida”, revela três
dimensões de algo único. Um caminho que conduz à verdade e à vida, revela um processo
dinâmico, uma passagem, isto é, uma contínua páscoa.
Quem trilha este caminho na busca da verdade e “da vida em abundância para todos”,
encontrará muitas tribulações, incompreensão, perseguição, calúnias e ameaças de morte. Todas
estas situações nos angustiam, perturbam o coração dos discípulos missionários de Jesus Cristo.
Diante disso, Jesus os encoraja dizendo: “Que o coração de vocês não fique perturbado”. São
muitas as coisas e situações que hoje, certamente, perturbam nossos corações. A organização
perversa, injusta, violenta e desigual do mundo é hoje, as enfermidades do corpo, da mente e da
alma, a incerteza e a falta de perspectivas. Mas também há muitas perturbações nascem dentro
da própria Igreja, provocando conflitos e desentendimentos. Estas perturbações dificultam a
comunidade de caminhar na busca da verdade e da vida. Pessoas perturbadas ou que
perturbam, tornam-se pedras de tropeço na comunidade. A força que supera aquilo que causa
perturbação é a fé. Jesus diz: “Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”. A razão de nossa
fé é a ressurreição, a vida eterna. A vitória do bem e da vida. Nossa vida não se reduz a este
mundo, a morada terrena é passageira. Há uma outra morada que nos espera, que é a casa do
Pai, na qual Cristo preparou para cada um de nós um lugar. E o desejo dele é que um dia,
quando concluirmos nossa missão neste mundo, ocupemos este lugar: “Onde quer que eu esteja,
estejam também vós”. Para isso, é indispensável que, em nosso dia a dia, nos esforcemos para
seguir este único caminho, Jesus Cristo. Buscarmos conhecer, amar e praticar a única verdade,
que é Jesus Cristo e seu evangelho, assim dar sentido a nossa vida neste mundo, e um dia
participaremos da glória do Cristo ressuscitado, junto com sua e nossa santa Mãe, e todos os que

nos precederam na fé, trilhando este Caminho e passando por esta única porta que nos leva ao
Pai.
O desejo de cada ser humano é ver o Pai. Felipe pede a Jesus: “Mostra-nos o Pai”. Jesus
reponde: “Quem me vê, vê o Pai”. Jesus é o rosto da misericórdia do Pai. Todo o seu ser, seu
estilo de vida pobre, despojada, seu agir em favor dos últimos, dos enfermos, discriminados,
descartados e excluídos do banquete da vida, nos mostra como é o Pai. Jesus Cristo é a imagem
visível do rosto invisível do Pai. Se nós cristãos, nos assemelharmos a Jesus resgatando e
promovendo a vida e a dignidade de todos, a Igreja será verdadeiro sacramento de Jesus Cristo,
ou seja, o corpo visível de Jesus Cristo invisível no meio da humanidade.
PRECES DA COMUNIDADE
Animador: Como povo de Deus, nascido em Cristo, a pedra fundamental, o Caminho, a Verdade
e a Vida, movidos pelo Espírito Santo, façamos nossas preces, rezando: Jesus, Caminho,
Verdade e Vida, escutai-nos.
1 – Por toda a Igreja, para que dócil ao Espírito Santo e sensível às necessidades do povo seja
fortalecida com a diversidade de serviços e pastorais para a edificação do templo vivo de Deus,
rezemos.
2 – Pelo Papa Francisco, para que continue empenhado e desafiando todos os cristãos a se
engajarem na luta por dignidade e vida em abundância para todos, rezemos.
3 – Por todas as mães, para que tendo Maria, como inspiração e modelo, transmitam aos filhos
os valores que edificam o templo vivo da Igreja Doméstica, a Família, rezemos.
4 – Por toda a humanidade, para que neste tempo de pandemia, desperte cada vez mais para a
solidariedade, a compaixão, e para todos os valores que edificam a vida humana, rezemos.
OFERTÓRIO
Animador: Maria, totalmente disponível à vontade de Deus, fez de sua vida a mais perfeita oferta
ao Senhor. Junto com o pão e o vinho, neste rosário e nestas rosas, com alegria e gratidão
ofereçamos ao Senhor nossa vida e a vida de nossas mães, cantando.
COMUNHÃO
Animador: Neste dia de festa, o Senhor nos convida a participar de sua mesa. Com gratidão
recebamos Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, cantando.

Sobre o autor
Frei Carlos Raimundo Rockenbach

Frei Capuchinho da Província Sagrado Coração de Jesus, Rio Grande do Sul